• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 10:16:23 -03

    Sonia Maria Sawaya Botelho Bracher (1936-2015)

    Mortes: Com o dom de ouvir, vivia rodeada de amigos

    DE SÃO PAULO

    02/04/2015 00h00

    Agregadora e carinhosa. Assim amigos se lembram de Sonia Maria Sawaya Botelho Bracher, que morreu nesta terça-feira (31) aos 78 anos.

    Casada com o banqueiro Fernão Bracher, ex-presidente do Banco Central e fundador do BBA, hoje parte do Itaú, Sonia se formou em história e geografia na USP. Mais tarde, completaria a formação em psicanálise freudiana, área em que atuou até 1998.

    Ajudou a fundar a Escola Vera Cruz, em São Paulo, em 1963. Era administradora financeira, mas até aulas de arte deu na ausência do professor. "Onde a Soninha punha a mão, florescia", conta a diretora Stella Mercadante.

    O jornalista Jorge da Cunha Lima a conheceu quando ela tinha 13 anos e ele 17. Testemunhou o começo do namoro com Fernão, na adolescência. "É difícil alguém ter sido tão fiel a um só grande amor na vida como ela", diz.

    Fiel até no modo de vestir. Para não destoar do marido, que evita roupas escuras, habituou-se a usar trajes coloridos. Eram companheiros no amor e nas ideias, conta a filha Beatriz Bracher, escritora. "Eles trocavam muito".

    Lima atribui à sua "fantástica capacidade agregadora" a união dos amigos de escola, alguns dos quais presentes em seu enterro, na quarta, no cemitério Gethsêmani.

    Anfitriã generosa, sediou festas de amigos e familiares. Costumava dar presentes para os filhos, os filhos dos amigos dos filhos, os netos, os amigos dos netos.

    Além do marido, deixa cinco filhos, 13 netos e uma bisneta. "Ela teve muitos filhos, além de nós cinco", diz Beatriz. O acolhimento, a capacidade de ouvir e as boas conversas fizeram de Sonia uma mulher rodeada de amigos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES PUBLICADAS NESTA QUINTA-FEIRA

    Isaac Tabacow - Aos 85. Deixa as irmãs Bertha e Frida. Cemitério Israelita do Butantã.

    Maria Celeste Mello - Aos 91. Deixa o irmão, Pedro Milton de Mello. Cemitério Gethsêmani.

    Terezinha Hakim - Aos 75, viúva de Helio Hakim. Deixa os filhos Sarah, Regina e Alexandre, irmãos, netos e bisnetos. Cem. Israelita do Butantã.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024