• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 22:41:50 -03

    Maria Cândida Prates Baeta Neves (1915-2015)

    Mortes: Fazendeira e dama da sociedade

    ANNA RANGEL
    DA EDITORIA DE TREINAMENTO

    05/04/2015 00h00

    Maria Cândida Prates Baeta Neves não era uma aristocrata tradicional. Filha do conde Guilherme Prates, fundador da Sociedade Hípica Paulista, era uma exímia amazona. Ainda jovem, venceu campeonatos de salto em São Paulo e participou de uma caça a raposas na Inglaterra.

    Não era dada às atividades domésticas. Nascida na capital paulista, passou a maior parte da vida na fazenda Santa Gertrudes, na região de Piracicaba, no interior.

    Ali, Cândida e suas duas irmãs, a gêmea Maria Antonieta e a caçula Maria Helena, tinham aulas de português, inglês, espanhol, francês e alemão com professores que seu pai trazia da Europa.

    Quando visitava São Paulo, Cândida passava o dia acompanhando desfiles de cavalos na Hípica, que funciona até hoje, na zona sul. Almoçava ali mesmo e, à noite, dispensava o jantar por uma caneca de café com leite.

    Depois da morte de seu marido, o médico Luís Felipe Baeta Neves Júnior, em 1971, Cândida passou a gerenciar sozinha a fazenda de sua família. Foi a responsável pela troca da principal lavoura da propriedade, do café para a cana-de-açúcar, como forma de aproveitar a demanda do álcool como combustível.

    Para sua única filha, Maria Candinha, tinha caráter e personalidade fortes, mas um coração de ouro. Ainda que enérgica, era carinhosa: ensinou a filha a ler, antes de ela ir para o colégio. Em homenagem à mãe, Candinha batizou uma filha de Ana Cândida.

    Morreu no último dia 27, aos 99 anos, por complicações de saúde decorrentes da idade. Deixa a filha, quatro netos e oito bisnetos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES PUBLICADAS NESTE DOMINGO

    7º DIA

    Antonio Fernando Pestana de Castro - Terça (7), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, r. Domingos de Moraes, 2.387, Vila Mariana.

    Gilberto Arruda Peixoto - Terça (7), às 19h30, na paróquia São João de Brito, r. Nebraska, 868, Brooklin.

    Isolina Velloza Cordovani - Terça (7), às 19h30, na igreja Imaculada Conceição, av. Brig. Luiz Antonio, 2.071, Bela Vista.

    Ivany de Mello Coelho Farah - Terça (7), às 12h, na Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, r.Vergueiro, 1.515, Paraíso.

    *

    30º DIA

    Cida Giaffone - Terça (7), às 11h, na Ig. S. José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    *

    17º ANO

    Salim Bittar - Hoje (5/4), às 18h30, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, al. dos Piratinins, 679.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024