• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 14:21:49 -03

    Peixes mortos são achados perto de incêndio no porto de Santos

    DE SÃO PAULO

    04/04/2015 21h34

    Peixes mortos foram encontrados neste sábado (4), na orla da Avenida Beira Mar, em Cubatão.

    A prefeitura da cidade informou, por meio de nota, que investigará se o fato tem alguma ligação com o incêndio que consome tonéis de combustíveis da companhia Ultracargo, desde quinta-feira (2), no porto de Santos.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, uma grande quantidade de combustível extravasou do dique de contenção na quinta e espalhou o fogo pelo depósito.

    Ainda não é possível afirmar se parte do combustível caiu no mar.

    Procurada pela Folha, a Ultracargo disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que se pronunciará sobre o caso neste domingo (5).

    Em nota publicada em sua página no Facebook, a prefeitura de Cubatão diz ter realizado vistoria na orla da avenida Beira Mar e, no local, foi encontrada uma grande quantidade de peixes mortos que, segundo o comunicado "podem estar relacionados ao combate ao incêndio no terminal de combustíveis na Alemoa."

    A prefeitura disse ainda ter feito a coleta de peixes para determinar as causas da mortandade. A água também será analisada.

    José Alves Pimentel/Leitor
    Morador flagra peixes mortos no mar em local próximo a incêndio em tonéis de combustíveis
    Morador flagra peixes mortos no mar em local próximo a incêndio em tonéis de combustíveis

    INCÊNDIO

    Neste sábado (4), um sexto tanque de combustível da empresa Ultracargo foi atingido pelas chamas.

    O tonel é vizinho à área originalmente afetada peloincêndio próximo ao porto de Santos (a 72 km de São Paulo) e contém gasolina, segundo a empresa.

    O Corpo de Bombeiros conseguiu conter o incêndio em dois deles. Na tarde deste sábado, quatro tonéis continuavam pegando fogo ao mesmo tempo.

    Até agora, foram usados na operação 4 bilhões de litros de água do mar, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo. São utilizados cerca de 40 mil litros de água por minuto.

    O governo estadual informou, em nota, que instalou na Prefeitura de Santos um gabinete de crise para acompanhar e tomar providências adicionais ao combate ao incêndio no terminal de tancagem da empresa.

    Integram o gabinete o vice-governador, Márcio França, secretários, o comandante do Corpo de Bombeiros, Marco Aurélio Alves Pinto, e o subsecretário de Comunicação, Marcio Aith.

    Em coletiva na Prefeitura de Santos, no início da noite deste sábado, o gabinete de crise divulgou que mais três caminhões da Petrobras vão se somar aos quatro da estatal que já apoiam os trabalhos do Corpo de Bombeiros.

    Uma plataforma para bombeamento de água do mar, também da Petrobras, vai ser encaminhada a Santos. Quatro tanques foram inertizados (neutralizados) e um quinto, esvaziado.

    Segundo Palumbo, o incêndio deve se estender por ao menos mais quatro dias. No total, 41 tanques estão sendo resfriados, incluindo os quatro em combustão e os dois em que as chamas foram debeladas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024