• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 23:43:30 -03

    Vazamento em obra do metrô deixa 30 bairros de Salvador sem água

    DE SÃO PAULO

    05/04/2015 21h17

    Um vazamento provocado pelas obras do metrô de Salvador em uma adutora deixou sem água pelo menos 30 bairros da capital baiana. O rompimento ocorreu no final da manhã de quarta-feira (1), na BR-324, no bairro Fazenda Grande Retiro, região nordeste do município.

    A adutora é uma das principais tubulações que alimentam o sistema da capital, aduzindo água da Estação de Tratamento Principal, em Candeias, até o Centro de Reservação do Cabula, o maior do município. Com a interrupção da adutora, o sistema teve uma redução na vazão de água tratada e está afetando o fornecimento em cerca de 60% da cidade.

    A previsão inicial da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) era de que neste domingo (5), o problema estaria contornado. Contudo, a companhia divulgou nota informando que o serviço de recuperação não foi concluído no tempo previsto por causa do risco de desmoronamento de terra no local da intervenção, a 11 metros de profundidade.

    Segundo a empresa, cerca de 270 técnicos e operários da companhia e da CCR Metrô estão trabalhando para implantar uma rede de distribuição alternativa, de 500 metros de extensão e 1,5 metro de diâmetro, para garantir a retomada do abastecimento das áreas afetadas.

    O abastecimento de água de Salvador encontra-se comprometido, mas, segundo a Embasa, já foi regularizado nos municípios da região metropolitana –Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Terra Nova–, que tiveram o sistema interrompido temporariamente para conter o vazamento.

    O incidente também prejudicou o trânsito na BR-324, onde foram feitos desvios. Agentes atuam para minimizar o problema.

    Ainda de acordo com a nota da Embasa, além de ter reforçado a produção de água da estação de tratamento da Bolandeira, neste domingo foi ampliada a frota de carros-pipa de forma emergencial, com prioridade para hospitais e postos de saúde.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024