• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 16:15:11 -03

    Com atraso e UBS lotada, prefeitura inaugura tenda de combate à dengue

    CAROLINA DANTAS
    DE SÃO PAULO

    06/04/2015 13h56

    Com mais de três horas de atraso e uma UBS (Unidade Básica de Saúde) lotada, a prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (6), na Brasilândia, a primeira tenda de combate à dengue no município.

    A abertura do atendimento estava prevista para as 10h, mas apenas às 13h40 o local começou a funcionar.

    Os pacientes com suspeita de dengue acabaram esperando por atendimento na UBS Jardim Vista Alegre, que ficou sobrecarregada.

    De acordo com o secretário-adjunto de saúde do município, Paulo Puccini, os atrasos ocorreram por causa de problemas na entrega da estrutura. Um acidente no início da manhã acabou travando o trânsito na região.

    O ATENDIMENTO DA TENDA

    Puccini alerta que quem acha que pode estar com a doença deve ir até a UBS mais próxima para fazer uma triagem e preencher o cartão da dengue. O procedimento deve ser feito antes do comparecimento à tenda.

    "É importante para evitar que gente que não está com dengue venha até a tenda atrás de atendimento", explica.

    Depois, será feito um exame de sangue para identificar se o paciente está em estado de desidratação. Caso esteja, poderá receber soro e/ou medicação instantaneamente.

    O diagnóstico da dengue poderá ser feito por exame –com resultado em cerca de 15 minutos– ou pelo próprio médico, dependendo da gravidade e da urgência do tratamento. O paciente ainda pode ser encaminhado a um hospital.

    A capacidade máxima das tendas é de 150 pessoas; cinco médicos atenderão em cada uma das unidades. Elas contam ainda com um aparelho de telemedicina para casos em que haja necessidade de ajuda de profissionais do hospital Albert Einstein, parceiro da prefeitura na iniciativa.

    "Caso a equipe esteja sobrecarregada, podemos usar o aparelho. O paciente poderá falar com um médico que estará lá no Einstein", explica Felipe Piza, 35, um dos médicos que atenderá na Brasilândia.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Vos principais sintomas da dengue e dicas para evitar a doença

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024