• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 11:11:21 -03

    Eliana Arndt (1961-2015)

    Mortes: Jornalista que lutou pela liberdade

    PEDRO IVO TOMÉ
    DE SÃO PAULO

    13/04/2015 00h00

    As plantações de pepino e batata no coração de Santa Catarina não foram suficientes para satisfazer os anseios profissionais de Eliana Arndt.

    Filha de agricultores de origem alemã e tcheca, ajudava os pais nos campos da pequena Agrolândia, onde nasceu, mas se dedicava com disciplina germânica à leitura, paixão que a levou ao jornalismo.

    Para custear a vida em Rio do Sul (SC), onde fez o ensino médio, trabalhava como babá após as aulas e se debruçava sobre os livros à noite. A fórmula deu certo: foi aprovada em jornalismo na UFSC, estudando ali de 1980 a 1984.

    Teve vida agitada na universidade, participando do movimento das Diretas-Já com estudantes do curso.

    Formou-se, e foi para São Paulo trabalhar no jornal "Oito e Meia", da TV Bandeirantes, apresentado por Paulo Markun. A dedicação da jovem logo chamou a atenção.

    Orgulhava-se do trabalho como editora-chefe no programa "Vitória" no final dos anos 1980, pioneiro por cobrir esportes como surf, skate e rafting com uma linguagem moderna e fórmulas inovadoras.

    Com passagens pela TV Cultura e pela produtora TV1, tornou-se chefe de jornalismo na TV Bandeirantes em 1992, sendo premiada pela cobertura do impeachment do presidente Fernando Collor.

    Depois de sair da emissora, fez carreira na TV1. Entre idas e vindas, foram quase 20 anos no grupo, chefiando a parte de vídeo e conteúdo.

    Após reclamar de dores no corpo, foi diagnosticada no sábado (5) com virose. Morreu aos 54 anos, no domingo de Páscoa, por septicemia causada por uma broncopneumonia. Deixa o marido e a filha.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA

    Fanny Cohen Barmak - Aos 93. Deixa os filhos Miriam e José Cláudio, o irmão Adolpho, netos e bisnetos. Cemitério Israelita da Vila Mariana.

    Irmã Yolanda Andrade Mendes - Aos 85. Cemitério da Consolação

    José Cretella Junior - Aos 95. Casado com Agnes Cretella. Deixa os filhos José e Célia e netos. Crematório Vila Alpina.

    Julio Jalonetsky - Aos 93. Deixa os filhos Sérgio e André, netos e bisneta. Cemitério Israelita do Butantã.

    Maria Lucia Saco Galvão - Aos 72. Deixa os filhos Paulo, Ricardo e Ana Carolina. Cemitério Parque dos Girassóis, Osasco.

    Marie Behor Azar Gormezano - Aos 91. Deixa as filhas Jéssica e Lucien, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Paul Arthur Alphen - Aos 86. Casado com Claudia Ramos Alphen. Deixa filhos, netos e bisnetos. Crematório Vila Alpina.

    Simoni Aparecida Ortolan do Padro - Aos 49, casada com Carlos Cezar Pupulin do Prado. Deixa a filha Izadora. Cemitério Municipal de Terra Roxa (SP).

    Thomaz Lupo - Aos 102. Casado com Maria Chidichimo Lupo. Deixa filhos Gilberto e Constantino Lupo e netos. Cemitério do Araçá.

    *

    7º DIA

    Belkiss de Barros Amorim - Hoje (13/4), às 17h, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano.

    Adhemar Pereira - Amanhã (14/4), às 19h30, na igreja Santo Agnelo, r. Roberto Duarte Ribas, 38, Vila Liviero.

    Gabriel José R. de Rezende Neto - Amanhã (14/4), 11h, na paróquia São José, r. Dinamarca 32, Jardim Europa.

    *

    9º ANO

    Raphael Cilento - Amanhã (14/4), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024