• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 08:07:58 -03

    Chuva volta a colocar parte de SP em atenção e provoca alagamentos

    DE SÃO PAULO

    16/04/2015 14h06

    Chuvas fortes voltaram a colocar parte da capital paulista em estado de atenção na tarde desta quinta-feira (16). As zonas norte, oeste, central e a marginal Tietê ficaram em atenção por mais de duas horas, até as 16h.

    Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a chuva mais intensa aconteceu na Lapa, Pirituba, Freguesia do Ó, Limão e Casa Verde, além de algumas cidades da região metropolitana, que chegaram a ter alagamentos.

    Na capital paulista, apesar do estado de atenção, não houve registro de problemas em linhas da CPTM e nos aeroportos, mas houve ao menos dez pontos de alagamento nas zonas norte, oeste e central, sendo que dois deles permaneciam ativos por volta das 17h30 (veja abaixo).

    Mayara Morale/Leitora
    Acúmulo de água na avenida Marquês de São Vicente; pelo segundo dia seguido, São Paulo entra em atenção
    Acúmulo de água na avenida Marquês de São Vicente; pelo 2º dia seguido, São Paulo entra em atenção

    Com os transtornos da chuva, o trânsito também ficou complicado na cidade. Por volta das 17h30, a marginal Tietê tinha 10,7 km de filas na pista expressa, no sentido Ayrton Senna. A retenção estava entre a ponte Velha Fepasa e a ponte da Vila Guilherme.

    Já a marginal Pinheiros, registrava mais 8,1 km de lentidão na pista expressa, sentido Interlagos, desde a Billings até a Cidade Jardim. O total de filas na cidade, no entanto, estava dentro da média do horário, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

    Na quarta, a capital paulista também teve chuva forte no início da noite, o que levou ao transbordamento dos córregos Tiquatira (na Penha) e Rio Verde (em Itaquera). O restante da cidade ficou em atenção, com exceção da zona sul. Ao todo, houve 13 pontos de alagamento.

    Balanço do CGE aponta que choveu, em média, 19,4 mm (milímetros) de chuva na quarta. Algumas regiões, no entanto, tiveram chuvas mais intensas, chegando a 53 mm, como na Penha e em Itaquera. Isso corresponde a quase 80% da média esperada para todo o mês de abril.

    Na sexta (17), a cidade deve ter maior umidade vinda do oceano, o que pode provocar ocorrência de garoa fina, especialmente entre a madrugada e as primeiras horas da manhã. Ao longo do dia, os termômetros devem marcar entre 18ºC e 26ºC.

    *

    Veja onde estão os pontos de alagamento:

    Intransitável
    - avenida Cruzeiro do Sul, altura da rua Darzan, sentido não informado;
    - largo do Paissandú, altura do nº 185, sentido único;

    Transitável
    - av. Antártica, altura da praça Luiz Carlos Mesquita, ambos os sentidos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024