• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 14:17:05 -03

    Gabriel, salvo pelo pai após tornado em Xanxerê, segue em estado grave

    DE SÃO PAULO

    21/04/2015 16h03

    O menino Gabriel, 8, salvo pelo pai após sua casa desmoronar durante a passagem de um tornado na tarde desta segunda-feira (20), em Xanxerê, sudoeste de Santa Catarina, está internado em estado grave no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. O pai do garoto, Alcimar Sutil, 33, morreu.

    Segundo informações de funcionários da unidade, Gabriel está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em coma induzido. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, 120 vítimas foram encaminhadas para hospitais locais e da região após o acidente.

    Além de Gabriel e do pai, estavam na casa a mãe do menino,Cristiane Aparecida da Luz Sutil, a avó e uma tia. Cristiane teve alta no começo da tarde desta terça e foi à cidade de Passos Maia acompanhar o velório do marido.

    Luiz Fernando de Moura, primo de Gabriel, afirma que tudo aconteceu muito rápido. Ele, que mora ao lado da família de Gabriel, conta que, após o tornado, voltou para casa, mas Alcimar já estava morto.

    No Hospital São Paulo, em Xanxerê, foram socorridas 70 vítimas. Dessas, 29 permanecem internadas e outras 11 estão em obervação na emergência, segundo a assessoria. As outras já foram liberadas.

    Três pacientes graves –entre eles Gabriel– foram encaminhados para Chapecó. O hospital é referência em traumatologia na região. Outros sete foram para hospitais de Xaxim e Faxinal dos Guedes, cidades próximas a Xanxerê.

    Ainda de acordo com os bombeiros, 600 pessoas e cerca de 2.500 moradias foram atingidas pelo tornado em Xanxerê. Agora, 11 equipes com 65 bombeiros e apoio da Polícia Militar trabalham na remoção dos escombros e liberação de vias.

    TORNADO

    Xanxerê foi atingida pelo tornado na tarde desta segunda (20). De acordo com a Defesa Civil estadual, duas pessoas morreram e mais de mil ficaram desabrigadas.

    A força dos ventos destruiu totalmente 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde. "30% da cidade foi destruída", calcula o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Ivan Marques.

    O meteorologista Rogério Rezende, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), disse que não é possível saber a velocidade exata dos ventos, mas estimou entre 130 km/h e 160 km/h. De acordo com ele, esse tornado deve ser classificado como categoria F1, numa escala que vai de F0 a F5.

    O governo federal afirmou que mobilizou cem homens do Exército para ajudar a limpar e retirar os escombros da cidade. Também será liberado o FGTS das pessoas atingidas pelo tornado. Os trâmites burocráticos da liberação começarão nessa quarta (22) e as famílias poderão sacar os valores nos próximos dias.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024