• Cotidiano

    Wednesday, 26-Jun-2024 08:55:32 -03

    Após chuvas, três pessoas morrem em delizamento de terra em Salvador

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    27/04/2015 13h14

    Depois de uma madrugada de fortes chuvas, pelo menos três pessoas morreram soterradas após deslizamentos de terra em Salvador.

    Uma criança de 12 anos está entre as vítimas. Resgatada por vizinhos após um deslizamento no bairro de San Martin, periferia da capital baiana, a vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade de pronto atendimento, mas já chegou sem vida ao local.

    Ainda não há informações sobre as outras duas vítimas.

    O deslizamento no bairro de San Martin atingiu quatro casas que ficam numa mesma encosta. Além dos três mortos, uma pessoa foi retirada com vida do local e encaminhada ao Hospital do Subúrbio.

    A Defesa Civil afirma que outras pessoas podem estar soterradas na região.

    Até as 11h40 desta segunda-feira (27), a prefeitura registrou 71 ocorrências por causa das chuvas, incluindo 38 deslizamentos, sete alagamentos e três desabamentos de imóveis.

    Também há suspeita de que haja soterrados no bairro do Marotinho, onde deslizamento de terra atingiu um barranco.

    Por causa das chuvas, aulas em escolas e universidades foram suspensas. O órgão municipal de trânsito orienta os motoristas a evitarem as principais avenidas da capital, que estão alagadas,

    Segundo a prefeitura, choveu 198 milímetros na região de San Martin nas últimas 24 horas. O volume de chuva é equivalente a 65% do esperado para todo o mês de abril.

    HOSPITAIS ALAGADOS

    Pelo menos dois hospitais foram parcialmente alagados pelas chuvas na capital baiana. No hospital Santo Antônio, gerido pelas obras sociais Irmã Dulce, três enfermarias foram invadidas pela água.

    Cerca de 130 pacientes foram removidos para os andares de cima do hospital. O atendimento no ambulatório e a marcação de consultas foram suspensos na instituição, que fica na região da Cidade Baixa.

    O governo do Estado foi acionado e disponibilizou leitos no hospital estadual Ana Nery –cujas cirurgias eletivas foram suspensas nesta segunda– para transferir parte dos pacientes.

    O hospital privado Agenor Paiva, também na região da cidade baixa, foi parcialmente alagado, e o atendimento de urgência e emergência foi suspenso.

    Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que realiza uma operação com 500 servidores para atuar nos locais afetados pelas fortes chuvas.

    O governo do Estado colocou o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para atuar no resgate de vítimas da capital.

    De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o clima deve permanecer nublado com pancadas de chuva ao longo do dia em Salvador.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024