• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 03:04:18 -03

    Deborah Vasconcelos Brennand (1927-2015)

    Mortes: A poeta descoberta por Ariano Suassuna

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    30/04/2015 00h00

    A poeta Deborah Brennand era um dos raros casos em que o autor tinha tudo a ver com os seus poemas, afirma Lucila Nogueira, professora do curso de letras da Universidade Federal de Pernambuco e especialista na obra de Deborah. "Ela não criou um personagem. É uma poesia de autoria feminina bastante destacada", diz.

    Seus poemas, segundo Nogueira, "passam a harmonia de um mundo utópico que a maioria dos poetas deseja".

    Foi o escritor paraibano Ariano Suassuna quem datilografou e publicou o primeiro livro de Deborah, "O Punhal Tingido ou o Livro das Horas de D. Rosa de Aragão", em 1965. Na época, florescia no Recife o movimento Armorial, que buscava unir o erudito com a cultura popular nordestina.

    Filha única de um senhor de engenho, nasceu em Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana. Na faculdade de direito, no Recife, conheceu Francisco. Ambos, porém, largaram o curso em nome da arte: ela, pela literatura; ele, pela pintura. Mais tarde, viria a ser o renomado artista plástico Francisco Brennand.

    "Ela não tinha método para escrever. Escrevia muito e escrevia sempre", conta a filha Maria da Conceição. Após o casamento com Francisco, no final da década de 1940, mudou-se para um casarão, antigo engenho de açúcar e afastado do centro do Recife. "Ela se dedicou muito a restaurar o lugar", diz a filha.

    Lá morou até o fim da vida, já separada de Francisco. Reclusa, saía muito pouco. Vivia para escrever e cuidar de seu jardim e da pequena criação de gado que mantinha.

    Morreu no dia 26, aos 88 anos, de falência múltipla dos órgãos. Deixa duas filhas.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUINTA-FEIRA

    Janir Zangrossi Chiappa - Aos 75. Viúva, deixa filhos e netos. Cem. Carmo 2.

    *

    7º DIA

    Antonio Henrique Abreu Amaral - Hoje (30/4), às 18h, na igreja Nossa Senhora Mãe de Deus, alameda Franca, 889, Jardim Paulista.

    João Penido Burnier Júnior - Amanhã (1º/5), às 18h30, na paróquia Santa Rita de Cássia, av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670, Nova Campinas, Campinas (SP).

    *

    1º ANO

    José Eduardo Neiva de Lima - Hoje (30/4), às 8h, na paróquia Assunção de Nossa Senhora, al. Lorena, 665 A, Jardim Paulista.

    *

    50º MÊS

    Fernando César Novaes Galhano - Amanhã (1º/5), às 7h30, na paróquia Coração Imaculado de Maria (Capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes.

    *

    YURTZAIT - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

    Alberto Haber - Amanhã (1º/5), às 10h, set. R, q. 401, sep. 97.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024