• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 20:19:25 -03

    Audifax Rios (1946-2015)

    Mortes: Escreveu e pintou o colorido do Nordeste

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    01/05/2015 00h00

    Se Audifax Rios tivesse considerado assumir o cartório da família, na pequena Santana do Acaraú (CE), provavelmente a arte cearense seria menos colorida.

    "Ele começou a coisa da pintura com a irmã mais velha, que dava aula de arte na escola onde ele estudou", lembra o filho João. A ilustração e a criação acompanhariam Audifax por toda a sua vida.

    Logo após concluir os estudos, em Fortaleza, ingressou na antiga TV Ceará (hoje Verdes Mares) em 1965. Era o encarregado dos cenários, numa época em que toda a programação era feita ao vivo.

    Nesse período, começou a ilustrar para diversos periódicos da imprensa cearense e foi correspondente do jornal "O Povo" em sua cidade natal. Atuou também em agências de publicidade.

    Ainda criança, nas idas ao dentista, conheceu Valda, sua mulher, vizinha do especialista. Foram casados por mais de 40 anos.

    Seus quadros eram marcados pelo colorido do Nordeste e pela religiosidade. No fim da vida, considerava-se mais escritor do que pintor. Escreveu cerca de 30 livros, entre romances, infantis, crônicas e cordel. Em 1988, fundou o ateliê de edição Oficina do Audifax, pelo qual ilustrou mais de 300 capas de livros. "Seu último xodó era a revista", conta João, referindo-se ao almanaque "DeUmTudo". "Ele fazia a pauta e ilustrava todas as matérias", diz o filho.

    Morreu no último dia 25, aos 69 anos, vítima de um infarto. Deixa a mulher, quatro filhos, três netos e quatro irmãos. A missa do sétimo dia será rezada hoje (1º/5), às 20h30, na paróquia de Santa Luzia, em Fortaleza.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEXTA-FEIRA

    Christiano Stockler das Neves Filho - Aos 96. Deixa filhos, netos e bisnetos. Cemitério da Consolação.

    Geraldo Da Costa Jardim - Aos 80. Deixa filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos.

    Iracy Salles Vieira (Cici) - Aos 84. Deixa as filhas Regina e Rosely e os netos Thábata e Victor. Crematório Memorial, em Santos.

    João Alves - Aos 76. Casado com Sonia Aparecida de Padua. Deixa filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos.

    Maria Aparecida da Silva de Souza - Aos 71. Casada com Manuel Francisco de Souza Filho. Deixa filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos.

    Odeleane Arthur - Aos 67. Deixa filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos.

    Rita Vale de Souza - Aos 75. Deixa filhos. Cemitério e Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos.

    *

    7º DIA

    João Penido Burnier Júnior - Hoje (1º/5), às 18h30, na paróquia Santa Rita de Cássia, av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670, Nova Campinas, Campinas (SP).

    *

    30º DIA

    Coraly Pimentel de Mello Ferreira - Amanhã (2/5), às 12h, na capela do Colégio Nossa Senhora de Sion, av. Higienópolis, 993, São Paulo.

    *

    6º MÊS

    Marcos Garlogini Gama - Amanhã (2/5), às 12h, na paróquia São João Gonzaga, av. Paulista, 2.378.

    *

    50º MÊS

    Fernando César Novaes Galhano - Hoje (1º/5), às 7h30, na paróquia Coração Imaculado de Maria (Capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes.

    *

    YURTZAIT - CEMITÉRIO ISRAELITA DO BUTANTÃ

    Alberto Haber - Hoje (1º/5), às 10h, set. R, q. 401, sep. 97.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024