• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 11:32:26 -03

    Alexandre Deneriaz Papaléo (1962-2015)

    Mortes: O 'embaixador' da Amazônia

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    04/05/2015 00h01

    Durante as refeições, Alex Deneriaz não pedia um pedaço, mas sim uma lâmina. Se ele não gostava de algo, dizia que "não frequentava". Entre seus diversos bordões, "energia cristal" e "alô alô" também eram marcantes, conta a amiga Fátima Roman.

    Um dos principais nomes do colunismo social do Amazonas, Alexandre registrou, por mais de 30 anos, personalidades e momentos da cultura e da alta sociedade amazonense, na televisão e no papel. Com passagem por jornais como "O Estado do Amazonas" e "Diário do Amazonas", mantinha uma coluna semanal no diário "A Crítica".

    Circulava do Rio a Nova York, de São Paulo a Paris. "Divulgava a Amazônia como ninguém. As festas que ele fazia eram cinematográficas", lembra Fátima, amiga de Alex desde a infância do colunista, passada em Manaus, onde nasceu, filho de um comerciante e de uma funcionária pública.

    O espírito alegre de Deneriaz era contagiante. "Ele transmitia alegria de uma forma que as pessoas próximas dele viviam essa alegria junto com ele", diz Fátima, que lembra ainda como o amigo sempre fez questão de viver intensamente, pois afirmava que a "vida era curta". "Parecia uma mensagem que ele passava", conta.

    Jeanne, que ficou ao lado do irmão até o último minuto, diz que guardará a lembrança de um Alex sempre presente na vida da família e que "lutou pelo que queria".

    Morreu no último dia 21, em São Paulo, aos 52 anos, após uma complicação renal ter provocado a falência do fígado. Deixa cinco irmãos e vários sobrinhos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

    Graciano Iervolino - Aos 88. Casada, deixa irmã, sobrinhos e familiares. Cemitério do Araçá.

    Hanna Schreiber - Aos 87. Deixa filhos, netos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Jenta Abuleac - Aos 94. Deixa filhos, netos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Regina Lucia Berenstein - Aos 63. Deixa filhos, netos, bisnetos e irmãos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    7º DIA

    Branca Thereza De Carvalho Lopes - Amanhã (5/5), às 19h, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jardim Paulistano

    Christiano Stockler das Neves Filho - Hoje (4/5), às 12h, na igreja de São José, r. Dinamarca, 32, Jardim Europa, São Paulo.

    Lélia Puzzo Bitencourt Luz - Hoje (4/5), às 19h30, na igreja Dom Bosco, r. Cerro Corá, 2001, Alto da Lapa.

    *

    7º ANO

    Zaquia Maluli Werdine - Hoje (4/5), às 17h30, na igreja Nossa Senhora do Carmo da Aclimação, r. Brás Cubas, 163, Aclimação.

    *

    21º ANO

    Nazira Simão Alexandre - Hoje (4/5), às 17h30, na igreja Nossa Senhora do Brasil, av. Brasil, Jardim Europa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024