• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 00:27:32 -03

    Após 14 dias, morre garoto salvo pelo pai em tornado de Xanxerê (SC)

    DE SÃO PAULO

    04/05/2015 16h31

    Morreu nesta segunda-feira (4) o menino Gabriel Sutil, 8, salvo pelo pai após sua casa desmoronar durante a passagem de um tornado no dia 20 de abril, em Xanxerê, sudoeste de Santa Catarina.

    Ele estava internado em estado grave no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, havia duas semanas. O pai dele, o motorista Alcimar Sutil, 33, morreu protegendo os filhos durante o tornado –Ana, a outra filha, sobreviveu.

    Gabriel estava em coma induzido na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). A morte do menino foi confirmada pelo Instituto Médico Legal.

    Ele foi a terceira vítima do tornado. No mesmo hospital, continua internada Lurdes Lima de Oliveira, 63, também em decorrência do fenômeno.

    Luiz Fernando de Moura, primo de Gabriel, afirma que tudo aconteceu muito rápido. Ele, que mora ao lado da família de Gabriel, conta que, após o tornado, voltou para casa, mas Alcimar já estava morto.

    O tornado que atingiu Xanxerê em abril deixou três mortes e mais de mil pessoas desabrigadas. A força dos ventos destruiu totalmente 2.600 casas, um ginásio de esportes e uma unidade de saúde. A prefeitura calcula que 30% da cidade foi destruída.

    -

    Veja como se forma um tornado:

    Choque
    - uma frente fria encontra uma massa de ar quente. O choque forma nuvens gigantes (cúmulos-nimbos).
    - a força do tornado será determinada pela diferença de temperatura das massas de ar; o ar quente forma uma corrente em direção ao solo.

    Ventos
    - fortes ventos podem fazer com que a corrente de ar quente desça em movimento circular, gerando uma massa de ar em espiral. Esse movimento atrai mais ar quente para as nuvens, fazendo o ar girar ainda mais rápido, podendo causar um tornado.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024