• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 12:37:38 -03

    Newton Fernandes Gouvêa (1925-2015)

    Mortes: Transformou um bazar em gigante do varejo

    DO RIO

    05/05/2015 00h00

    Newton Fernandes Gouvêa era zagueiro de um pequeno time de sua cidade natal, Palma, na Zona da Mata mineira, quando decidiu fundar, em 1951, sua primeira loja de roupas e produtos para a casa.

    Formada em sociedade com o irmão e um tio de Newton, a Bazar Leader chamava a atenção pelos descontos agressivos e calçados vendidos por quilo.

    Os negócios deram tão certo que, em 1966, Gouvêa abriu sua primeira loja no interior do Estado do Rio, em Miracema. A chegada à capital fluminense foi em 1990, com uma loja em Madureira (zona norte do Rio).

    Nessa época, as unidades tinham o nome que, mais tarde, ficaria conhecido como o de uma das maiores varejistas do país: Leader Magazine.

    Atualmente, a rede possui 165 lojas, espalhadas por dez Estados brasileiros.

    A expansão do grupo ganhou impulso em 2012, quando o banco BTG Pactual passou a controlar 70% da empresa. O negócio superou o valor de R$ 1 bilhão.

    A família continua minoritária, com 30% das ações, e pouco participa das decisões da empresa. Gouvêa atuou na administração da Leader até a chegada do BTG, em 2012.

    Apaixonado por futebol, foi a quase todas as Copas a partir do Mundial de 1966, na Inglaterra. As únicas edições do torneio a que não assistiu ao vivo foram justamente as duas mais recentes: África do Sul (2010) e Brasil (2014).

    Morreu no último dia 1º, aos 90 anos, em decorrência de problemas causados pelo mal de Parkinson, que o levou a ter paralisia em alguns órgãos. Deixa a mulher, seis irmãos, quatro filhos, dez netos e cinco bisnetos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA TERÇA-FEIRA

    Alice de Rosa Biscalquim - Aos 80. Deixa três filhos. Cemitério e crematório Metropolitano Primaveras, Guarulhos.

    Eduardo Simondi - Aos 49. Casado com Valéria. Deixa o filho Jorge, a mãe Leatrice e a irmã Marlene. Cemitério Santo Amaro.

    Heloisa Maria Sbragia - Aos 86. Deixa o filho Marco Fabio Sbragia. Cemitério Morumbi.

    Jayme Elblink - Aos 77. Deixa os filhos Amanda, Charles e Rony, os irmãos Berta, Germano, Jacó e Ica e netos. Cemitério Israelita do Embu.

    Rogerio Ferreira Rafael - Aos 43. Cemitério e crematório Metropolitano Primaveras, Guarulhos.

    *

    7º DIA

    Vera Brito Bastos Falcone - Amanhã (6/5), às 12h, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Libero, 100, Jd. Paulistano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024