• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 20:41:43 -03

    Gorizia Norma Laterza (1929-2015)

    Mortes: Era uma especialista em saladas inusitadas

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    06/05/2015 00h00

    Se tinha uma coisa pela qual Gorizia Laterza era famosa, era pelas suas saladas. Além dos ingredientes habituais, ela adorava experimentar outros, mais inusitados. Carambola, hortelã, alecrim e manjericão eram alguns dos preferidos, conta o sobrinho Fernando. "Ela se especializou em saladas", diz ele.

    Filha de imigrantes italianos, Gorizia nasceu na capital paulista, caçula distante, pois seus dois irmãos já eram jovens. Foi para o internato e pensava em ser freira, mas após algum tempo percebeu que o caminho da vida religiosa não era o seu.

    Ao sair do internato, tomou um ônibus em direção ao Pacaembu, onde morava na época seu irmão Horácio.

    Quando a porta do veículo se abriu e o olhar de Gorizia encontrou o do motorista, o mineiro Cláudio, nascera ali um amor à primeira vista.

    Casaram-se em meados da década de 1970, quando mudou-se para Guarulhos com o marido. "Titia dizia que foi a época mais feliz da vida dela", lembra Fernando. Época que foi tristemente interrompida pela doença de Chagas, que vitimou Cláudio apenas três anos após o casamento.

    Desde então, Gorizia morou até o fim da vida com a família do irmão Horácio.

    Discreta e observadora, dona Gorí –como era chamada por aqueles que não acertavam seu nome– não era de fazer barulho, mas conversava com todos. Apesar de católica, tinha uma veia esotérica com sua coleção de cristais.

    Morreu no último dia 18, aos 85 anos, de complicações em decorrência de um câncer. Não teve filhos, mas deixa vários sobrinhos, sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA-FEIRA (6)

    Bernardo Aron Pagura - Aos 76. Deixa os filhos Carla e Luiz, a irmã Olga, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Graciano Iervolino - Aos 88. Solteiro. Deixa a irmã Fernanda e sobrinhos. Cemitério do Araçá.

    Leonorde Almeida Ferreira Neves - Aos 84. Viúva de Arthur Ferreira Neves. Deixa os filhos Arthur, Regina Coeli, Maria Lúcia, João Luiz, netos e bisneta. Cemitério da Quarta Parada.

    Sonia Santos de Albuquerque Miller - Aos 92. Viúva de Carlos Rudge Miller. Deixa filhos, nora, genro e netos. Cemitério dos Protestantes.

    7º DIA

    Geraldina Vera Iervolino - Hoje (6/5), às 20h15, na paróquia Santa Rita de Cássia, praça Santa Rita de Cássia, 133, Mirandópolis.

    Vera Brito Bastos Falcone - Hoje (6/5), às 12h, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, r. Honório Libero, 100, Jardim Paulistano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024