• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 15:48:20 -03

    Chegada do frio faz paulistano trocar caipirinha por vinho

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    DE SÃO PAULO

    09/05/2015 02h00

    A queda das temperaturas fez os paulistanos trocarem cervejas e caipirinhas do "happy hour" de sexta (8) pela taça de vinho em casa.

    À tarde, os termômetros da cidade marcaram 13,9°C na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica no mirante de Santana (zona norte). É a segunda menor temperatura desde o início do ano, ficando atrás dos 13,1°C de 1º de maio.

    O vento, no entanto, deixou a sensação térmica ainda menor em algumas áreas da capital, como o aeroporto de Congonhas e a região de Parelheiros (zona sul). Nesses locais, a temperatura aparente chegou a 11°C.

    "Eu estava tomando caipirinha até ontem, mas, com esse tempo, voltei para o vinho", brinca a publicitária aposentada Rosilene Gonçalves, 51, enquanto escolhe uma garrafa em uma loja especializada do shopping Frei Caneca, no centro.

    O empresário Willian Gama, 32, concorda. "Eu sempre consumo vinho, mas no inverno é diferente, fica melhor. A cerveja também fica menos atrativa", afirma.

    Segundo o atendente do setor de vinhos da rede de supermercados Pão de Açúcar Sócrates da Silva Santana, 34, nos 15 anos em que trabalha no local sempre houve aumento no consumo de vinhos nas épocas de frio.

    "O frio pede vinho tinto, um fondue pede vinho tinto. É diferente do verão, em que a gente fica mais aberto a uma cerveja", diz a sommelier Valéria Carrillo, 56.

    Com a baixa sensação térmica, a cidade de São Paulo voltou a entrar em estado de atenção à noite, assim como já tinha ocorrido na véspera.

    O estado de atenção é instaurado quando a sensação fica abaixo dos 13°C, e o estado de alerta acontece quando ela fica inferior aos 10°C.

    PRÓXIMOS DIAS

    Para os que gostam de frio –e de vinho–, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, aponta que as temperaturas continuarão baixas nos próximos dias na região metropolitana.

    Neste sábado (9), o sol até aparece à tarde, elevando as temperaturas. À noite, no entanto, a sensação de frio volta a se intensificar, com termômetros em torno dos 13°C.

    Segundo a empresa Climatempo, os termômetros da capital marcarão entre 12°C e 25°C ao longo do dia.

    No domingo (10), uma área de instabilidade vinda do interior do país deve agir, em associação com uma frente fria que passará pelo oceano, provocando chuvas fortes e uma nova queda de temperatura na região metropolitana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024