• Cotidiano

    Sunday, 19-May-2024 07:17:03 -03

    Motoristas de ônibus intermunicipais protestam no centro de São Paulo

    DE SÃO PAULO

    12/05/2015 07h04

    Motoristas e cobradores de micro-ônibus, que prestam serviço para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), protestam na manhã desta terça-feira (12) em frente à Secretaria de Transportes Metropolitanos, na região central da capital paulista.

    De acordo com a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas participam da manifestação com faixas e cartazes. Ao menos 40 coletivos ocupam duas faixas da rua Boa Vista, no centro de São Paulo, desde as 5h40.

    Segundo informações do "Bom Dia São Paulo", da TV Globo, os motoristas protestam contra a transferência de operadores para linhas diferentes das que atuam. Eles pertencem a uma cooperativa que presta serviço à EMTU. A PM informa que o protesto é pacífico.

    A EMTU informou que transferiu 38 operadores de micro-ônibus do serviço Reserva Técnica Operacional para 11 linhas das regiões de Cotia, Osasco e Carapicuíba. "A transferência ocorreu em virtude de decisão judicial decorrente de ação movida pelas prefeituras da Bacia de Juqueri (Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã), que impede a circulação desses veículos na região", disse a empresa.

    Segundo a empresa, os micro-ônibus operam as linhas de forma compartilhada com os Consórcios Anhanguera e Intervias, responsáveis pelas linhas metropolitanas na região. "Essas linhas estão circulando normalmente e a população está sendo atendida normalmente pelos ônibus metropolitanos."

    Os micro-ônibus atuam no transporte entre cidades da região metropolitana de São Paulo, como Cotia, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba.

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os ônibus que circulam pela região do protesto são desviados para a rua Senador Feijó e para Largo São Francisco.

    PARALISAÇÃO DE ÔNIBUS NA CAPITAL

    Motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo ameaçam parar por duas horas na manhã desta terça. Eles reivindicam reajuste salarial. A categoria afirmou que fechará os terminais das 10h às 12h.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024