• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 01:36:21 -03

    mosquito aedes aegypti

    Prefeitura começa a desativar tendas de combate à dengue em São Paulo

    DO "AGORA"

    15/05/2015 02h00

    Esvaziadas por causa da queda na procura por atendimento, as tendas da dengue montadas pela Prefeitura de São Paulo em bairros com muitos casos da doença começam a ser desativadas. Duas serão fechadas nesta sexta (15). Outras duas, dizem funcionários, deixarão de atender pacientes no fim do mês.

    Já a Secretaria Municipal da Saúde afirma que as oito restantes serão fechadas gradativamente, por causa da baixa procura.

    As estruturas que deixam de funcionar nesta sexta-feira (15) são as que ficam nas UBS Jardim Vista Alegre, na Brasilândia (zona norte), e Elísio Teixeira Leite, na Freguesia do Ó (zona norte). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento médio diário nas duas tendas passou de 180 para 65 pessoas.

    A redução já era esperada, pois o frio dificulta a reprodução do mosquito transmissor da dengue, e consequentemente a transmissão da doença.

    A reportagem esteve nas duas tendas que fecham nesta sexta e constatou o baixo movimento de pacientes. Na da Brasilândia, distrito da capital com mais casos a cada 300 mil habitantes (1.879,9), funcionários informaram que o atendimento será encerrado ao meio-dia. Nesta quinta (14), por volta das 14h, apenas quatro pacientes esperavam atendimento e outros três aguardavam o exame de sangue.

    Tendas

    Na tenda da UBS Elísio Teixeira Leite, os atendentes do local afirmaram que o posto vinha recebendo de 100 a 150 pessoas com os sintomas por dia, mas o número de procura caiu nos últimos dias. Na quinta de manhã (14), segundo a equipe médica, cerca de 30 pacientes foram à tenda. Durante quase uma hora em que a reportagem ficou no local, não houve procura pelo serviço.

    O movimento também era baixo nas tendas da UBS Vila Palmeiras, na região da Freguesia do Ó, e Sorocabana, na Lapa (zona oeste de São Paulo), nesta quinta (14). Na primeira, os funcionários disseram que o fechamento está previsto para o dia 30. Na segunda, para o fim do mês.

    SECRETARIA

    A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população a procurar uma unidade de saúde o mais rapidamente possível se apresentar sinais e sintomas da dengue.

    De acordo com o último levantamento divulgado pela prefeitura, há uma semana, a cidade já contabiliza 38.927 casos da doença neste ano —até a chamada 16ª semana epidemiológica.

    A secretaria informou também que traçou um plano de combate à doença em novembro do ano passado.

    Tal ação incluía a instalação das tendas de retaguarda às UBSs, para aumentar os atendimentos, que começam a ser fechadas hoje.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue
    Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024