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    Campanha de vacinação contra a gripe só atinge 30% do público-alvo no país

    DE BRASÍLIA

    18/05/2015 18h27

    A cinco dias do fim da campanha, apenas 29,24% do público-alvo foi vacinado contra a gripe no país, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Saúde.

    Ao todo, já foram vacinadas 14,5 milhões de pessoas. A meta, no entanto, é vacinar até 80% do público-alvo, estimado em 49,7 milhões de brasileiros.

    Iniciada no dia 5 de maio, a campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (22).

    Até agora, a maior cobertura ocorre para mulheres até 45 dias após o parto, com 40% deste grupo já imunizado, segundo o Ministério da Saúde.

    Em seguida, estão idosos, onde os índices de vacinação alcançam 32% do total, e crianças de seis meses a menores de cinco anos, com 29,8%.

    O público-alvo é composto ainda por gestantes, trabalhadores de saúde indígenas. Nestes grupos, a cobertura vacinal atinge 15% a 27%. A vacina também é recomendada para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de presos e funcionários do sistema carcerário.

    ESTADOS

    Nos Estados, o índice de vacinação varia entre 13% do público-alvo (cobertura alcançada em Roraima) a 48% (caso do Rio Grande do Sul, que iniciou a campanha antecipadamente).

    Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada antes do inverno para que haja proteção contra o vírus –o período de maior circulação da doença vai do final de maio a agosto. O corpo também leva, em média, de duas a três semanas para gerar os anticorpos necessários contra a gripe.

    Neste ano, a vacina protege contra três subtipos do vírus, que apresentam mais chance de complicações: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Ao todo, foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição de 54 milhões de doses.

    A imunização, porém, é contraindicada para pessoas que já tiveram reações em doses anteriores ou para aqueles que tem alergia a ovo de galinha e derivados.

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