• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 18:56:03 -03

    Vittorio Benedito Manzoli (1958-2015)

    Mortes: Chef da cozinha italiana e caçador de trufas

    PEDRO IVO TOMÉ
    DE SÃO PAULO

    19/05/2015 00h00

    O interesse por ingredientes frescos e especiais foi a principal razão para que o cozinheiro Vittorio Benedito Manzoli começasse a caçar trufas pretas na área de Lucca, cidade da Toscana, na Itália, acompanhado da mulher, Eliane, e de um cão treinado.

    Segundo ela, eram poucos os restaurantes brasileiros que usavam esses fungos há 17 anos, quando Manzoli passou a adotá-los no cardápio do Famiglia Manzoli, estabelecimento de Ilhabela, no litoral paulista, chefiado pelo casal.

    As idas frequentes ao país europeu e o aprendizado de seus pratos típicos foram paixões com raízes familiares.

    Italianos de Lucca, seus pais, Renzo e Carla, chegaram logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a São Paulo, onde Manzoli nasceu. A saudade da Itália, porém, levou a família a regressar ao país, onde ele passou a adolescência e estudou gastronomia por dois anos na escola albergueira de Montecatini, até regressar ao Brasil nos anos 1970.

    Em 1981, ingressa no Grande Hotel São Pedro, escola do Senac, para continuar seus estudos, e conhece a futura mulher. Com ela, rodou o país para abrir e monitorar cozinhas de uma rede de hotéis.

    Após uma temporada em Atibaia, no interior de SP, abre o Famiglia Manzoli, especializado em pratos italianos. Ali, recebia a todos como amigos queridos e adorava cozinhar massas com frutos do mar. Seu prato favorito era nhoque na manteiga e sálvia.

    Em 2008, descobriu uma hepatite C, após diagnóstico de cirrose, que lhe causou um sangramento do esôfago no dia 6. No dia seguinte, não resistiu. Deixa a mulher, quatro filhas e três irmãos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    MORTES

    Gilda Szacher Frenkel - Aos 62, casada com Jorge Frenkel. Deixa os filhos Michele, Marcel, e os irmãos Mauricio Luiz, Rafael e Eva. Cemitério Israelita do Butantã.

    Israel Nechuma Ejzenberg - Aos 84. Deixa os filhos Bernardo, Anete, Roseli e Airton, os irmãos Moisés e Julieta Regina, netos e bisneta. Cemitério Israelita do Butantã.

    Rebeca Saute - Aos 91. Deixa os filhos Milton, Rejane e Rosaura (em memória), netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    7º DIA

    Luiz Carlos de Almeida Castro - Hoje (19/5), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista.

    Maria do Carmo Silva Amaral - Hoje (19/5), às 18h30, na paróquia Santíssimo Sacramento, r. Tutoia, 1.125, Vila Mariana.

    Maria Eliza Calderaro Pedro - Amanhã (20/5), às 20h, na paróquia Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano.

    Maria Lúcia Fregonesi de Almeida Raposo - Hoje (19/5), às 19h30, na paróquia Imaculada Conceição, av. Brigadeiro Luís Antonio, 2.071, Bela Vista.

    Osvaldo Martins Margarido - Hoje (19/5), às 19h30, na capela dos Meninos de São Judas Tadeu, av. Itacira, 2.801, Planalto Paulista.

    Roberto Luiz Monteiro Carneiro - Hoje (19/5), às 17h, na paróquia São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024