• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 14:19:04 -03

    Rio de Janeiro

    Governo do Rio promete mais policiais e diz ser 'inadmissível' crime na Lagoa

    BRUNO VILLAS BÔAS
    LUCAS VETTORAZZO
    DO RIO

    20/05/2015 16h51

    O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse na tarde desta quarta-feira (20) que são "inadmissíveis" os recentes assaltos registrados na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. A afirmação acontece após o médico Jaime Gold, 57, ter sido esfaqueado na noite de terça (19).

    "Um lugar como a Lagoa Rodrigo de Freitas não pode, de maneira nenhuma, ser alvo desse tipo de atitude, porque é um local onde todos nós frequentamos, onde todos nós gostamos de ir, gostamos de frequentar, é um cartão postal. E nós não podemos admitir de maneira nenhuma que ações como essa aconteçam", disse.

    Em vídeo de um minuto e 32 segundos, postado no perfil da pasta no Twitter, Beltrame disse que a segurança na região será reforçada com policiais montados à cavalo e em bicicletas e que ações junto com a Guarda Municipal estão sendo discutidas.

    O médico Jaime Gold, 57, morreu na madrugada desta quarta após ser agredido por duas pessoas durante um assalto em frente ao centro náutico do Botafogo. A dupla o esfaqueou no abdômen e braço antes de fugir com sua bicicleta. O médico foi socorrido, mas morreu no Hospital Miguel Couto.

    Divulgação
    ONG Rio de Paz faz ato no local onde médico foi esfaqueado durante assalto na lagoa Rodrigo de Freitas
    ONG Rio de Paz faz ato no local onde médico foi esfaqueado em assalto na Lagoa Rodrigo de Freitas

    O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) afirmou que já havia pedido no início desta semana o aumento do policiamento na região onde o médico foi esfaqueado. Ele disse que passou pela Lagoa Rodrigo de Freitas, por volta das 22h, e constatou o pouco policiamento.

    Pezão, no entanto, afirmou que apenas o reforço do policiamento não é suficiente. "A polícia está fazendo seu trabalho de prender. E um dia depois a Justiça vem, um desembargador vem, dá uma liminar e solta. Precisamos discutir com a sociedade", afirmou Pezão.

    A morte do médico Jaime Gold, 57, não é o primeiro caso de violência que acontece na pista de lazer da Rodrigo de Freitas. No dia 19 abril, os ciclistas Victor Didier, 19, e Felipe Schuchmann, 14, foram esfaqueados e tiveram suas bicicletas roubadas.

    No dia 25 de abril, um adolescente de 14 anos, que é aluno de remo do Flamengo, foi atacado por adolescentes quando andava de bicicleta. Ele levou uma facada dos assaltantes no ombro esquerdo.

    No dia seguinte, policiais militares do 23º Batalhão da PM (Leblon) apreenderam dois menores armados com uma faca. Levados para a delegacia, a dupla foi reconhecida pelo atleta de remo do Flamengo que teve a bicicleta roubada um dia antes da prisão dos adolescentes. No mesmo dia um outro homem também foi roubado e esfaqueado na Lagoa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024