• Cotidiano

    Friday, 17-May-2024 09:07:28 -03

    Em operação contra roubo de cargas, PF prende ao menos 15 em São Paulo

    DE CAMPINAS

    21/05/2015 11h20

    A Polícia Federal prendeu 15 pessoas na manhã desta quinta-feira (21), na região de Campinas (a 93 km de São Paulo), sob suspeita de integrarem uma quadrilha especializada em roubo de cargas.

    A ação faz parte da operação Jammer, que cumpriu 24 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, no total, contra esse tipo de crime.

    Segundo a polícia, os criminosos roubavam alimentos –carnes, chocolates e café– de grandes fabricantes. Do começo do ano até agora, foram registrados dez roubos desse tipo de carga e um prejuízo estimado em R$ 6 milhões.

    Denny Cesare - 14.mai.2015/Codigo 19
    Parte da carga de componentes eletrônicos roubada em Campinas (SP)
    Parte da carga de componentes eletrônicos roubada em Campinas (SP)

    Entre os presos está um homem que fabricava placas de veículos. A polícia e o Ministério Público investigam a participação de empresas credenciadas pelos órgãos públicos para a fabricação do material.

    Na casa dele, foram encontrados uma prensa e objetos para fazer as placas, usadas para dificultar a identificação dos carros utilizados pela quadrilha. Funcionários de transportadoras e empresários receptadores também são investigados.

    Outros nove criminosos, segundo a polícia, já tinham sido presos desde fevereiro, por outros crimes. Antes de serem encaminhados à Cadeia Pública de Campinas, eles prestaram depoimento.

    "Os presos integravam uma rede especializada em roubo de carga, formada por informantes, os executores do crime e empresários que vendiam os produtos", disse o delegado-chefe da PF em Campinas, Sebastião Augusto de Camargo Pujol.

    De acordo com ele, os criminosos podem responder pelos crimes de roubo, formação de quadrilha, receptação, financiamento de organização criminosa e adulteração de chassi de veículo automotor.

    Segundo a corporação, as investigações começaram em fevereiro deste ano, a partir de vários roubos nas rodovias da região que seguiam o mesmo procedimento.

    A polícia também investiga a ação de outras quadrilhas especializadas em roubos de eletrônicos. Na semana passada, uma carga de componentes eletrônicos da Samsung, avaliada em R$ 800 mil, foi roubada durante uma ação cinematográfica próximo à rodovia Anhanguera. Ninguém foi preso até agora.

    O nome da operação foi dado porque a organização utilizava bloqueadores de sinais de rastreadores, conhecidos como jammers, para inibir o monitoramento dos veículos de carga roubados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024