• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 14:16:19 -03

    Rio de Janeiro

    Paraciclista recupera carro, cadeira de rodas e handbike roubados no Rio

    CRISTINA CAMARGO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/05/2015 01h17

    O paraciclista Eduardo Camara, 39, conseguiu recuperar sua handbike, o carro e a cadeira de rodas que haviam sido roubados domingo (17) no Rio de Janeiro.

    Ele estava no estacionamento de uma lanchonete, na avenida Brasil, quando foi abordado por criminosos que o arrancaram do carro adaptado e levaram o veículo, a cadeira de rodas e os equipamentos de competição.

    "Foi difícil segurar o choro e a emoção ao encontrar minha cadeira, que me dá tanta autonomia. E a bike, que me deu, dá e dará tantas alegrias", comemorou Eduardo nesta quinta-feira (21) em sua página no Facebook.

    O carro e os equipamentos foram encontrados pela polícia abandonados em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

    Reprodução/Facebook
    Imagem da handbike recuperada pelo paraciclista Eduardo Camara, 39, após ter sido roubada no Rio
    Imagem da handbike recuperada pelo paraciclista Eduardo Camara, 39, após ter sido roubada no Rio

    O atleta ficou paraplégico ao ser baleado numa tentativa de assalto, aos 23 anos, no Guarujá. Apaixonado por ciclismo, voltou a pedalar após dez anos, desta vez num modelo adaptado para cadeirantes. Desde então ganhou campeonatos nacionais e internacionais.

    Eduardo voltava de uma competição quando foi assaltado, no domingo. Avisou aos criminosos que é cadeirante, mas mesmo assim foi arrancado do carro e jogado no chão do estacionamento.

    Nesta quinta, foi avisado pela polícia sobre a localização do carro roubado e, ao abrir o veículo, encontrou a cadeira e os equipamentos de competição.

    "Infelizmente, uma das coisas que não recuperei foi o troféu da prova de domingo (terceiro lugar na Copa Rio de Janeiro de Ciclismo). Vou ter que conquistar outros para colocar na prateleira", brincou.

    O caso de Eduardo mobilizou ciclistas e repercutiu nas redes sociais. Para o atleta, essa mobilização ajudou no resgate do carro e da handbike.

    TRAGÉDIA

    A recuperação da handbike de Eduardo foi comemorada por ciclistas do Rio como uma boa notícia em meio à repercussão sobre a morte do médico Jaime Gold, 57, esfaqueado por ladrões de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas na noite de terça (19).

    O ciclista chegou a ser socorrido e passou por uma cirurgia no Hospital Miguel Couto, mas não resistiu. Um adolescente, suspeito do crime, foi detido pela polícia.

    O secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, prometeu reforçar a segurança na região em que Gold foi esfaqueado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024