• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 12:25:06 -03

    Com chuva e frio, São Paulo tem trânsito acima da média

    DE SÃO PAULO

    01/06/2015 08h48

    A chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na madrugada desta segunda-feira (1°) ainda causa transtornos aos motoristas.

    O congestionamento na cidade registrou às 9h pico de 128 km de lentidão –o que representa 14,8% dos 868 km monitorados. A média para o horário é de 14,1%. A pior região era a zona sul com 51 km de lentidão.

    Apesar de elevado, o pior índice de congestionamento registrado neste ano foi no dia 22 de abril, quando a cidade atingiu 171 km de retenção às 9h30. Segundo a CET (Companhia da Engenharia de Tráfego), a lentidão é reflexo da chuva e de alguns acidentes espalhados por São Paulo.

    O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, informa que ainda cai uma garoa fina e chove em pontos isolados na Grande SP. Há expectativa para pancadas isoladas entre a tarde e a noite desta segunda com possibilidade para alagamentos.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Após chuva, paulistanos sofrem com baixas temperaturas
    Após chuva, paulistanos sofrem com baixa temperatura nesta segunda

    A manhã desta segunda começa com céu encoberto. A temperatura média durante a madrugada foi de 15°C e a expectativa para a máxima deve ficar em torno de 19°C. Segundo o meteorologista Adilson Nazário, o tempo continua com muita nuvem e o vento mais gelado que vem do mar. Por conta do vento, a sensação térmica na cidade será baixa ao longo do dia.

    "Uma instabilidade originada no sul do Paraguai, sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo se deslocou para a capital paulista no fim de semana, trazendo pancadas de chuva no sábado e no domingo. Contudo, essa instabilidade já está se afastando de São Paulo, mas o céu ainda permanece bastante encoberto por conta do vento que mudou de direção", disse Nazário.

    O meteorologista também destacou que as pancadas de chuvas mais fortes aconteceram na zona norte da capital paulista, principalmente na região do Cantareira, o maior da região metropolitana de São Paulo. O sistema abastece cerca de 5,3 milhões de pessoas na zona norte e em partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista —eram cerca de 9 milhões antes da crise da água. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

    A partir desta terça-feira (2) a tendência é que as temperaturas voltem a se elevar gradativamente, e a probabilidade de chuva diminui sensivelmente, segundo o meteorologista.

    METRÔ E CPTM

    A linha 3-vermelha do Metrô circula com velocidade reduzida e maior tempo de parada devido à chuva. As demais linhas funcionam normalmente. As linhas da CTPM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também funcionam normalmente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024