• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 08:26:01 -03

    Polícia prende 24 suspeitos de integrar quadrilhas de roubo a carga em SP

    DE SÃO PAULO

    01/06/2015 12h41

    A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira (1°) 24 pessoas suspeitas de integrar quadrilhas especializadas em roubo de cargas na Grande São Paulo.

    As prisões foram realizadas em Guarulhos, na Grande SP, e em bairros das zonas leste e sul da capital paulista. Entre os detidos, estão dois proprietários de desmanches de veículos e uma mulher.

    Durante a operação, a polícia recuperou 16 caminhões, uma carabina, uma pistola de brinquedo, um revólver calibre 38, um equipamento bloqueador de sinal rastreador e um veículo com sirenes e luzes, simulando uma viatura.

    A operação é comandada pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, que monitorou durante seis meses a ação de suspeitos. Na investigação, a polícia identificou 38 suspeitos de participar das quadrilhas que agiam de forma conjunta na Grande SP.

    Segundo a polícia, foram expedidos 99 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão. Além disso, os suspeitos tinham relação com criminosos em Piauí –um dos suspeitos no Estado foi identificado e já está sendo procurado.

    Ao todo, 270 policiais das delegacias da região de Mogi das Cruzes participaram da operação. A polícia informou que as investigações continuam.

    No dia 21 de maio, a Polícia Federal prendeu 15 pessoas na região de Campinas (a 93 km de São Paulo), sob suspeita de integrarem uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Segundo a polícia, os criminosos roubavam alimentos -carnes, chocolates e café- de grandes fabricantes. Do começo do ano até agora, foram registrados dez roubos desse tipo de carga e um prejuízo estimado em R$ 6 milhões.

    ROUBO A CARGAS

    Os roubos de carga foram um dos crimes que mais cresceram no Estado de São Paulo e na capital paulista no mês de abril, segundo dados divulgados no dia 25 de maio pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).

    Editoria de Arte/Folhapress

    Na cidade de São Paulo, a pasta registrou 463 roubos de carga no mês passado, contra os 387 registrados em abril de 2014, o que corresponde a um aumento de 19,6%. No Estado, o roubo de cargas chegou a 761 casos em abril. O número é 8,4% maior do que os 702 registrados no mesmo período do ano passado.

    Os roubos a banco também aumentaram no período. Os registros saltaram de 14, em abril de 2014, para 20 no mesmo mês deste ano em todo o Estado. Já na capital paulista, o aumento foi de 4 para 12.

    Os roubos em geral (excluídos os de veículos), no entanto, caíram no Estado e na capital após o aumento registrado em março.

    No Estado, as queixas de roubo foram de 27.711, em abril de 2014, para 25.497 no mesmo mês neste ano, o que corresponde a uma queda de 8%. Já na cidade de São Paulo, foram de 13.909, em abril do ano passado, para 13.129 neste ano –queda de 5,6%.

    Desde junho de 2013, o combate aos roubos em São Paulo tornou-se uma das prioridades do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na área de segurança. Daquele mês até dezembro de 2014, o Estado assistiu à maior série de altas mensais de roubos desde o início da série histórica (2001).

    A série de aumentos de roubo foi interrompida no início deste ano, mas esse tipo de crime tinha voltado a subir em março. Agora, caiu em abril.

    Dados da violência

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024