• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 04:10:58 -03

    Em apitaço, manifestantes cobram despoluição da baía de Guanabara

    FELIPE DE OLIVEIRA
    DO RIO

    06/06/2015 13h07

    Cerca de cem pessoas realizaram na manhã deste sábado (6), na enseada de Botafogo, zona sul do Rio, um apitaço pedindo ações eficazes para a despoluição da Baía de Guanabara. O local, que será palco da prova de vela na Olimpíada de 2016, já foi alvo de diversas reclamações de atletas devido ao lixo e sujeira na região.

    Durante o ato, organizado pelo biólogo Mário Moscatelli, uma faixa preta foi estendida na areia para simbolizar o esgoto despejado nas águas, e sob o local foram colocados objetos encontrados por praticantes de esportes na região.

    Os manifestantes também levaram faixas com os dizeres "Um bilhão de dólares e continua tudo imundo" e "Chega de farra com o dinheiro da Baía de Guanabara, despoluição já!".

    Felipe de Oliveira/Folhapress
    Crédito: Felipe de Oliveira/FolhapressLegenda: Manifestantes fazem apitaço para cobrar ações eficazes de despoluição na Baía de Guanabara, no Rio
    Manifestantes fazem apitaço para cobrar ações eficazes de despoluição na Baía de Guanabara, no Rio

    "É um absurdo uma paisagem tão bonita e tão suja. Tenho vergonha de falar que ano que vem neste lugar será disputada uma prova olímpica, além do péssimo odor, todo tipo de lixo, é encontrado. Uma vergonha" afirmou o biólogo.

    Para Moscatelli, é necessário a união de poderes para que uma ação eficaz seja realizada na baía. Ele avalia que dinheiro não falta para a limpeza das águas. "Já foram gastos mais de R$3 bilhões e não houve nenhuma melhoria ambiental. Queremos saber onde foi parar esse dinheiro. Se realmente tivesse sido usado, a situação já estaria extremamente melhor."

    No ato, os manifestantes entregaram um documento a representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pedindo que entidade, juntamente com o Ministério Público, firme um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o governo para que sejam definidas metas e ações para a limpeza da área.

    PROVA OLÍMPICA

    Em 25 de abril, o chefe de competições da Federação Internacional de Vela, Alastair Fox, ameaçou tirar as competições de iatismo da Baía de Guanabara nos Jogos Olímpicos do Rio.

    Fox afirmou que a organização está frustrada com o pouco que foi feito até o momento para a limpeza da Baía. "Se tivermos que realizar as regatas fora da Baía, é assim que vai ser, para garantir uma prova justa. É algo que podemos explorar e fazer", declarou.

    Três provas estão previstas para dentro da Baía, mas podem ser transferidas para o mar aberto, onde serão realizadas outras três disputas.

    Durante a campanha para sediar a competição, o Rio prometeu reduzir em 80% o lançamento de esgoto na Baía de Guanabara até os Jogos, mas o secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa, já descartou a possibilidade de a meta ser atingida.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024