• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 07:16:10 -03

    Governos de SP e Rio não fornecem números de crimes cometidos por jovens

    DE SÃO PAULO

    07/06/2015 02h00

    São Paulo e Rio de Janeiro não forneceram os dados de participação de menores em crimes pedidos pela Folha ao longo de quase dois meses. As secretarias de Segurança dos dois maiores Estados do país informaram que ainda estão levantando os números.

    Um estudo divulgado em 2004 pelo governo de SP mostrava que menores foram responsáveis, em 2003, por 3,3% dos homicídios de autoria conhecida (1% em relação ao total de casos registrados). O levantamento foi feito a partir de boletins de ocorrência.

    Essa foi a metodologia usada por 5 dos 9 Estados que forneceram dados de participação de menores em crimes com autoria conhecida. Ceará e Tocantins se basearam em apreensões e prisões em flagrante. Distrito Federal e Pará levantaram estatísticas de inquéritos.

    As metodologias distintas refletem a falta de padronização nacional. O fato de que 6 de 9 Estados forneceram dados para mais de um ano diminui o risco de que os números reflitam ocorrências de um período atípico.

    Dados de participação de menores em crimes muito acima da média podem refletir, segundo o sociólogo Tulio Kahn, responsável pelo estudo de SP em 2004, políticas mais focadas em apreender jovens. Mas, ressalta ele, variações também podem ocorrer por razões socioeconômicas, demográficas, culturais.

    Editoria de Arte/Folhapress

    "Infelizmente, no país, a política de segurança pública não é feita com base em pesquisas empíricas e dados confiáveis", diz Kahn.

    A importância de dados para a elaboração de políticas eficazes levou o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) a montar um grupo que busca melhorar a qualidade de pesquisas e dados de crime na América Latina.

    "Há evidência científica de que estratégias policiais que funcionam têm como componente essencial dados criminais de qualidade", diz Laura Jaitman, coordenadora do projeto de segurança do BID.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024