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    Gol terá wi-fi a bordo dos aviões no ano que vem; cobrança será à parte

    RICARDO GALLO
    DE SÃO PAULO

    15/06/2015 09h57

    Os aviões da Gol terão conexão à internet sem fio a bordo, cobrada à parte, em todos os voos domésticos e internacionais a partir do ano que vem. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (15) em São Paulo.

    O serviço chegará aos passageiros gradativamente, a partir do primeiro semestre de 2016, segundo a empresa. Toda a frota, 140 aeronaves, estará adaptada até 2018.

    Ainda não está definido o preço, mas acessar o wi-fi custará algo entre US$ 10 e US$ 20 (algo entre R$ 31 e R$ 62), a depender do plano -por tempo determinado, durante todo o voo ou todo o dia.

    O pagamento será feito por cartão de crédito.

    Membros do programa de fidelidade da empresa (Smiles) nas categorias mais altas terão desconto -para eles, a internet sem fio sairá por algo entre R$ 9 e R$ 15.

    Segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, o produto é uma oportunidade de Gol elevar receitas auxiliares.

    Trata-se da primeira companhia aérea na América Latina a ter o serviço, comum já há alguns anos em empresas dos EUA-a American, por exemplo, têm wi-fi nos voos para o Brasil. A conexão se dará via satélite; há uma antena dentro do avião para tal.

    ACESSO

    O acesso poderá ser feito por computadores, tablets ou smartphones. Os passageiros poderão usar aplicativos como Whatsapp, para troca de mensagens on-line.

    O wi-fi permitirá também a um sistema de entretenimento, o que hoje a empresa não tem. Haverá, por exemplo, TV ao vivo (o que a Azul já dispõe), séries e filmes e opções pay-per-view.

    A intenção é permitir o uso desde o momento em que o passageiro entra no avião. Mas, pela regra atual, o uso de telefones só pode ser feito acima de 3.048 metros; a não ser que a norma mude, o serviço só será permitido a partir dessa altitude.

    A empresa já ofereceu, alguns anos atrás, um sistema de entretenimento para tablets e smartphones, o "Gol no Ar". Mas o sinal ficava constantemente indisponível e havia limitação para o número de acessos simultâneos -e o serviço foi abandonado.

    Desta vez, a companhia disse que o sistema adotado permitirá acesso a todos os passageiros, sem falhas.

    O provedor é a Gogo, uma das líderes no setor e é fornecedora de internet para as maiores companhias do mundo. O contrato foi assinado nesta segunda.

    A Folha usou o serviço de wi-fi da American duas semanas atrás, que usa o mesmo provedor. A conexão é estável e rápida, mas não o suficiente para assistir filmes ou jogos de futebol, por exemplo. Mas é possível usar sem interrupções o Whatsapp.

    PERCEPÇÃO

    Kakinoff disse que a ideia de ter conexão à internet a bordo foi desenvolvida após pesquisas constatarem que essa é uma das principais queixas dos passageiros da empresa.

    Há ainda o fato de a Gol, atualmente, sair atrás das concorrentes diretas -TAM, Azul e Avianca- por não oferecer nenhum tipo de entretenimento a bordo.

    A companhia precisa pedir autorização para a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar o uso. Como hoje companhias aéreas internacionais já usam o serviço de wi-fi no Brasil, a Gol acredita que não deva ter dificuldades na aprovação.

    A Folha procurou as concorrentes da Gol para saber de planos em relação ao mesmo tema. A TAM, a Azul e a Avianca disseram ter estudos para adotar wi-fi a bordo, mas sem prazo para implementação.

    A TAM terá no ano que vem em toda a frota um sistema de entretenimento de bordo para dispositivos móveis baseado em rede sem fio, o que não inclui acesso à internet. O serviço já está a bordo de aviões da LAN na América Latina e, no Brasil, aguarda apenas autorização da Anac para começar a funcionar.

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