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    Prefeitura usará helicóptero em teste para fechar Minhocão aos sábados

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    16/06/2015 12h03

    A Prefeitura de São Paulo vai usar o fechamento do elevado Costa e Silva, o Minhocão, na tarde do próximo sábado (20), como um teste para avaliar a desativação permanente do trânsito de carros na via todos os sábados.

    O elevado será fechado às 15h devido à Virada Cultural, mas, de acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vão analisar o impacto da medida para ajudar na decisão.

    "A equipe de planejamento vai ficar com pranchetas planilhando, olhando, observando tudo aquilo que acontece embaixo e no entorno do Minhocão. Provavelmente será feito inclusive um voo de helicóptero para dar uma olhada também, para analisar. E, se for tomar a decisão de fechar em definitivo, tomar uma decisão em cima de dados", disse.

    Atualmente o trânsito de automóveis já é fechado no Minhocão à noite (21h30 às 6h30) de segunda a sexta e aos domingos. Um projeto de lei na Câmara, aprovado em primeira votação, também determina o fechamento aos sábados.

    Segundo Tatto, caso o fechamento aos sábados seja definitivo, ele deverá ocorrer também a partir das 15h. "A simulação feita pela CET fala que até 13h ainda tem uma circulação muito grande na região e no próprio elevado. A partir das 13h começa a diminuir e a partir das 15h o impacto não é tão grande. Então, se for fechar aos sábados em definitivo, tudo indica que será a partir das 15h."

    MARGINAIS

    O secretário da gestão Fernando Haddad (PT) informou também que a redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros deverá ser colocada em prática em julho.

    Conforme a Folha antecipou, a prefeitura decidiu reduzir a velocidade máxima permitida nas marginais com a justificativa de que houve crescimento das mortes no trânsito em São Paulo.

    O limite nas pistas expressas vai cair de 90 km/h para 70 km/h e, nas locais, de 70 km/h para 60 km/h. Nos trechos onde a velocidade já for de 60 km/h, ela cairá para 50 km/h.

    As marginais são as vias que concentram o maior número de mortes em acidentes de trânsito na cidade. Em 2014 foram 73 mortes, dez a mais do que em 2013.

    Tatto disse que a mudança de placas está quase concluída e atribuiu atrasos na implantação das novas velocidades à espera pela conclusão do trecho leste do Rodoanel.

    A obra do governo estadual é uma das vitrines da gestão Geraldo Alckmin (PSDB). Atrasada, ela foi inaugurada incompleta no ano passado, sem a ligação com a via Dutra.

    "Tínhamos uma estratégia de fazer de forma conjunta. Mas não dá pra esperar eles, eles são muito lerdos. É difícil fazer política conjunta, porque se a gente combina daí não dá o combinado porque eles não fazem a parte deles. Eu não sei os motivos", disse.

    Em nota, a Artesp (agência de transportes do governo de SP) afirma que a prefeitura "deve estar com informações desatualizadas sobre o andamento das obras do trecho leste. O governador Geraldo Alckmin já anunciou na semana passada que o segmento entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra será entregue em 26 de junho, isto é, antes da previsão do secretário para a previsão da redução de velocidade nas marginais".

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