• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 12:42:52 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Haddad diz que chamar alguém de 'coxinha' não é pejorativo

    DE SÃO PAULO

    16/06/2015 15h19

    Depois de chamar uma pessoa de "coxinha" nas redes sociais por esta ser contra o projeto de ciclovias em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad disse que não há nada de pejorativo no termo.

    "Quando você faz política de boa-fé e com bom humor, você desanuvia o ambiente", disse Haddad ao jornal "O Estado de S. Paulo" durante evento no Theatro Municipal de São Paulo nesta segunda (15).

    No último domingo (14), o prefeito usou sua conta no Twitter para ironizar uma pessoa que se queixou das ciclovias quando ele estava em um bar. "Hoje fui ao excepcional Veloso Bar comer coxinha e um coxinha reclamou das ciclovias. Fiquei confuso", escreveu ele.

    Na ocasião, a assessoria do prefeito disse que o tuíte foi bem-humorado, uma brincadeira. A repercussão, no entanto, nas redes sociais foi grande: em menos de uma hora, mais de mil pessoas republicaram a ironia – com críticas (de que teria sido desrespeitoso) ou elogios (de apoiadores das ciclovias).

    tuíte do Haddad

    Originalmente usada para descrever uma pessoa excessivamente arrumada, a palavra "coxinha" também passou a ser usada por simpatizantes de governos petistas para se referir, de forma pejorativa, a críticos com perfil político mais conservador.

    O barman Deusdete Souza disse à Folha que Haddad chegou ao bar por volta das 14h no domingo. "Ele desceu do carro, bateu um papo comigo, comeu a coxinha, tomou um café, pagou e foi embora." Segundo ele, Haddad estava saindo quando foi abordado por um homem de cerca de 35 anos. O Veloso existe há dez anos e fica na Vila Mariana, na zona sul de SP. As coxinhas são seu prato mais famoso.

    A construção de 400 km de ciclovias é uma das bandeiras de Haddad, que já entregou cerca de 260 km. Pesquisa Datafolha mostrou em fevereiro que 66% da população se dizia a favor das vias exclusivas para bikes, queda de 14 pontos em relação à aprovação de 80% no levantamento de setembro.

    O plano enfrentou críticas por motivos como redução do espaço dos carros, ociosidade e falhas de planejamento.

    Rogerio Cavalheiro 23.out.2014/Futura Press/Folhapress
    O prefeito Fernando Haddad (PT) durante inauguração da ciclovia Jardim Helena, na zona leste de SP
    O prefeito Fernando Haddad (PT) durante inauguração da ciclovia Jardim Helena, na zona leste de SP

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024