• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 04:19:54 -03

    Conheça sete pratos exóticos da culinária japonesa

    ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
    COLUNISTA DA FOLHA

    18/06/2015 02h00

    Um pesadelo povoado por salmão gelatinoso, arroz com consistência de massa de parede, cones gigantes de alga murcha, cream cheese e abacate.

    Essa é a versão bastarda da culinária japonesa que se popularizou no Brasil, ex-país do futebol, atual pátria das temakerias.

    Mesmo fora desse circuito sinistro, em lugares de mais qualidade, os pedidos não variam muito -combinados de sushi e sashimi (sempre dos mesmos peixes), yakissoba e... mais nada.

    A culinária japonesa, no entanto, é um mundo vasto. Em São Paulo, a maior cidade japonesa fora do Japão, diversas vertentes estão representadas, esperando por quem sabe procurá-las. Botecos, casas de espetinhos, de tempurás (frituras), pequenos balcões que só fazem sashimi e sushi, portinhas abertas que varam a madrugada.

    Nesses lugares, você pode se deparar com pratos inusitados, como os desta lista, que fogem muito do paladar brasileiro, mas que podem resultar em experiências inesquecíveis.

    OUTRAS OPÇÕES:

    ESPINHA DE SARDINHA
    Asiáticos são conhecidos por aproveitar tudo na cozinha, e eis aqui a prova de que vale a pena. Poucas coisas combinam melhor com cerveja do que uma espinha de sardinha frita no óleo superquente. Ganha crocância rapidinho, sem dar tempo de o óleo ser absorvido e a espinha ficar toda ensopada. No Japão, a iguaria também é vendida pronta no supermercado, em embalagens plásticas. Mas feita em casa ou no restaurante é mais gostosa. Também é excelente fonte de cálcio, já que se trata de puro osso.

    BURI KAMA
    Qual o melhor corte de peixe? O filé, como o do dourado? O lombo, como o do bacalhau? Não para os japoneses. Para eles, o ápice do sabor e da maciez está na carne do kama (camá), a parte que fica, descrevendo de um jeito bem simples, entre a cabeça e o "pescoço" do peixe. Fácil de achar no Brasil, para quem sabe procurar, é o buri kama -ou seja, o pescoço do peixe buri (em português, olho-de-boi). Como se vê, na comida japonesa, "carne de pescoço" ganha um significado inteiramente novo.

    SHIRAKO
    Depois do mestrado e do PhD, o pós-doutorado: shirako (xiracô). Antes de revelar do que se trata, é bom lembrar que ovas de peixe são comuns na comida do Japão: de salmão, bacalhau, arenque etc. Mas são ovas -portanto, de fêmeas. Que tal então algo de peixe macho? Esperma de peixe. Shirako é isso: esperma, normalmente de bacalhau. A consistência lembra a da lula, mas mais amanteigada. O sabor não deixa dúvida de que aquilo veio de um aparelho reprodutor. Come-se cozido ou frito. Não é para qualquer um.

    ONDE EXPERIMENTAR

    Aizomê
    al. Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista, tel. (11) 3251-5157

    Shigueru
    r. Leopoldo Couto de Magalhães Jr., 275, Itaim Bibi, tel. (11) 3079-2200

    Shin-Zushi
    r. Afonso de Freitas, 169, Paraíso, tel. (11) 3889-8700

    Yakitori
    av. dos Carinás, 93, Indianópolis, tel. (11) 5044-7809

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024