A gestão Fernando Haddad (PT) suspendeu mais uma vez uma licitação para a construção de corredores de ônibus na cidade de São Paulo.
Com isso, a promessa de entregar 150 km de corredores até o fim da gestão, no ano que vem, fica mais distante do cumprimento.
Técnicos da prefeitura já reconhecem que não será possível entregar todas as obras no prazo, mas o prefeito esperava chegar ao fim do mandato, no final de 2016, tendo ao menos começado a maioria delas. Haddad é pré-candidato à reeleição.
Desta vez a suspensão envolve um pacote de três corredores, que somam 42 km e têm custo avaliado em R$ 1,2 bilhão.
Os corredores suspensos são o Perimetral Itaim Paulista-São Mateus, Radial Leste e Perimetral Bandeirantes-Salim Farah Maluf, além do terminal Itaim Paulista.
Segundo a prefeitura, a suspensão ocorreu devido a questionamentos do TCM (Tribunal de Contas do Município) e de empreiteiras interessadas nas obras –a Apeop (Associação Paulista de Empreiteiros de Obras Públicas) entrou com representação contra o edital.
O resultado da licitação estava marcado para o próximo dia 30 de junho, mas a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras decidiu adiar o prazo, sem data definida, "a fim de poder sanear as possíveis divergências".
IMBRÓGLIO
A licitação para esses corredores se arrasta desde o início da gestão. Eles faziam parte de um pacote de obras lançado em julho de 2013, que foi suspenso pelo TCM (Tribunal de Contas do Município) meses depois sob o argumento de falta de projetos e de comprovação da fonte de recursos.
Após o anúncio da liberação de verbas pelo governo federal para alguns dos corredores, a prefeitura decidiu cancelar a concorrência e dividiu as obras em licitações menores.
A licitação suspensa agora havia sido lançada em maio. Ela está sendo feita na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação), criado para acelerar obras relacionadas à Copa do Mundo, à Olimpíada e ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
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RAIO-X DOS CORREDORES
> Perimetral Itaim Paulista-São Matheus (trechos 2 e 3) e terminal Itaim Paulista
Vias principais: av. João Batista Conti, estrada do Iguatemi, av. D. João Nery
Extensão: 16,4 km
Custo: R$ 596,7 milhões
> Radial Leste (trecho 3)
Via principal: Radial Leste
Extensão: 9,7 km
Custo: R$ 260,6 milhões
> Perimetral Bandeirantes-Salim Farah Maluf (trechos 1 e 2)
Vias principais: av dos Bandeitantes, av. Salim Farah Maluf
Extensão: 16 km
Custo: R$ 377,6 milhões