• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 10:04:38 -03

    Elisabeth Traumann (1958-2015)

    Mortes: Psicóloga especializada em violência de gênero

    PEDRO IVO TOMÉ
    DE SÃO PAULO

    09/07/2015 00h00

    Mesmo com o diagnóstico de câncer no estômago, Elisabeth Traumann fez questão de viajar dos EUA, onde morava, ao Brasil, trazendo os filhos, americanos de coração tupiniquim, para ver a Copa.

    Para eles, o 7 a 1 da Alemanha sobre a seleção canarinho foi mais dolorido do que para o resto da família brasileira. Elisabeth, apesar da distância, procurou manter o Brasil perto dos filhos, estimulando-os a aprender português.

    Em Rolândia (PR), onde nasceu, passou a infância e a maior parte da adolescência com seus quatro irmãos na fazenda do pai, Michael, alemão cafeicultor, e da mãe, a pedagoga americana Jane.

    Mudou-se para Boston aos 19 anos. Desencantada com o primeiro ano do curso de medicina na UEL (Universidade Estadual de Londrina), resolveu buscar as terras da família da mãe para se encontrar.

    Em 1986, graduou-se em artes pela Universidade de Massachusetts. Uma temporada de seis meses na Europa acabou estimulando seu interesse na área, quando descobriu o pintor italiano Tintoretto (1518-1594), seu favorito.

    Pouco antes da viagem, conheceu Donald, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Casaram-se em 1984 e tiveram três filhos.

    Mudou de carreira para se tornar psicóloga especializada em mulheres vítimas de abusos na comunidade lusófona de Boston, concluindo mestrado em serviços sociais e psicologia em 1996.

    Depois de ficar três meses internada por causa do câncer, morreu no dia 5 , três dias após completar 57 anos. Deixa o marido, três filhos, uma neta a caminho, que sonhava conhecer, e quatro irmãos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUINTA-FEIRA

    Irene Naves Dal Santo - Aos 91, viúva de Francisco Dal Santo. Deixa os filhos Ana Maria, Francisco, Luiz Inácio, Maria Lucia e Maria Helena, e netos. Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí, SP.

    Silvia Consentino de Salvi - Aos 94, viúva de Luigi Salvi. Deixa as filhas Anna, Caterina, Luiza e Maria Emanuela, genros e netos. Cemitério da Paz.

    Vicente Coriolano - Aos 88, viúvo de Diva G. Coriolano. Deixa a companheira Maria José, as filhas Suely, Magaly e Maria Gabriela, irmãos, sobrinhos e netos. Cemitério do Araçá.

    *

    7º DIA

    Antonio Carlos Amat Costa - Amanhã (10/7), às 18h, na paróquia N. S. Mãe da Igreja, al. Franca, 889, Cerqueira César.

    Ruy Avallone - Amanhã (10/7), às 19h, na paróquia N. S. do Bom Conselho, r. da Mooca, 3.911, Mooca.

    *

    1º ANO

    Lineu Maxemiuk Dias de Lima - Hoje (9/7), às 18h30, na paróquia Santíssimo Sacramento, r. Tutoia, 1.125, Paraíso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024