• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 02:39:07 -03

    Rio de Janeiro

    Vídeo mostra acidente entre parapente e asa-delta em ponto turístico do Rio

    LUIZA FRANCO
    DO RIO

    15/07/2015 12h37

    Ana Carolina Fernandes-22.dez.2005/Folhapress
    Decolagem de voo duplo em asa-delta saindo da rampa da Pedra Bonita, no Rio
    Decolagem de voo duplo em asa-delta saindo da rampa da Pedra Bonita, no Rio

    Um acidente entre um parapente e uma asa-delta na Pedra Bonita, famoso ponto de voo livre da zona sul carioca, acabou registrado em vídeo por um visitante que acompanhava as decolagens no local.

    A Folha teve acesso ao vídeo da batida –ocorrida em março deste ano– que vem sendo compartilhado pelas redes sociais.

    É possível ver o parapente decolando ao mesmo tempo em que a asa-delta. Em seguida, há um choque no ar e os dois equipamentos de voo caem na própria montanha, pouco abaixo do ponto de decolagem dos pilotos de parapente. No acidente, o piloto da asa-delta quebrou o braço.

    Veja vídeo

    A rampa para as decolagens de asa-delta fica alguns metros acima do local onde partem os parapentes. Para evitar acidentes, existem fiscais que autorizam os voos de forma alternada.

    Segundo o presidente do Clube São Conrado de Voo Livre, Sidney Esch, responsável pela gestão das rampas na Pedra Bonita, houve uma falha de comunicação entre os fiscais, o que resultou no acidente. "Os dois fiscais foram demitidos", disse Esch à Folha.

    Havia um instrutor e um passageiro em cada equipamento de voo. De acordo com o Clube de São Conrado de Voo Livre, o piloto da asa-delta era o instrutor Celso Conceição, conhecido como Celso Saquarema. Ele quebrou o braço no acidente.

    Situada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita virou um ponto turístico que atrai principalmente os fãs de esportes radicais. Em 2013, outra decolagem neste mesmo local quase provocou um acidente grave.

    Na ocasião, o instrutor de parapente Luiz Gonzaga Pereira de Souza, que conduzia o turista Sudmar Franzin em um voo duplo, ficou cerca de quatro minutos perdido dentro de uma nuvem. O episódio provocou a suspensão temporária da licença de voo de Souza.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024