• Cotidiano

    Sunday, 05-May-2024 08:03:22 -03

    Chuvas deixam 26 cidades do Sul em situação de emergência

    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CHAPECÓ (SC)

    15/07/2015 16h15

    Andressa Moreira/Palácio Piratini
    Voluntário organiza doações para famílias afetadas pelas chuvas em Esteio, no RS
    Voluntário organiza doações para famílias afetadas pelas chuvas em Esteio, no RS

    Os temporais que atingem a região Sul do país desde a última sexta-feira (10) já levaram 26 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a entrar em situação de emergência e outras três prefeituras a decretar calamidade pública.

    De acordo com a Defesa Civil dos três Estados, há 2.400 pessoas desabrigadas ou desalojadas –a maioria no Rio Grande do Sul.

    Duas pessoas morreram em Santa Catarina na terça-feira (14) e uma no Paraná. Segundo a Defesa Civil dos dois Estados, mais de 4.700 casas foram danificadas pelos vendavais ou pelas chuvas.

    Leandro Czerniaski/Imprensa PMFB
    Fortes chuvas que atingem a região Sul, desde a última sexta-feira (10), afetaram 31 mil pessoas
    Fortes chuvas que atingem a região sul, desde a última sexta-feira (10), afetaram 31 mil pessoas

    No oeste catarinense, 65 homens do Exército vão à cidade de Itapiranga para auxiliar a população. O município de 15 mil habitantes fica às margens do rio Uruguai, que está com 11 metros acima do nível normal.

    Também no oeste do Estado, três municípios decretaram calamidade pública –Maravilha, Coronel Freitas e Saudades, onde cinco pessoas ficaram nos topos das árvores esperando por socorro e precisaram ser resgatadas de helicóptero. Os decretos estão em análise pela Defesa Civil.

    No Rio Grande do Sul, Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, foi uma das cidades mais afetadas, com cerca de 600 desabrigados.

    A Defesa Civil dos Estados afirma que 128 municípios foram prejudicados pelos temporais. Só no Paraná, 31.300 pessoas foram afetadas pelas chuvas, de acordo com o governo do Estado.

    Andressa Moreira/Palácio Piratini
    Cobertores doados para famílias atingidas pelas chuvas em Esteio (RS) são organizados por membros da Defesa Civil e da prefeitura
    Cobertores são organizado para doações a famílias atingidas pelas chuvas em Esteio (RS)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024