• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 10:02:45 -03

    Ernesto Frederico Scheffel (1927-2015)

    Mortes: Gaúcho que foi servir à arte em Florença

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    22/07/2015 00h00

    Entre telas, afrescos, esculturas e partituras de música clássica, Ernesto Scheffel buscava ser um artista completo, um operário da arte.

    Gaúcho de Campo Bom, morava na Itália desde 1959 quando chegou a Florença, cidade berço do Renascimento, após uma viagem por grandes museus e galerias de arte europeias. A jornada foi resultado de um prêmio do Salão Nacional de Belas Artes do ano anterior. Na Itália, acabou "adotado" pela família do pintor brasileiro Pedro Américo, autor do célebre quadro do grito de independência de d. Pedro 1º e morto em Florença.

    Tímido, Ernesto sempre foi "anti-holofotes", descreve Angelo Reinheimer. Ele lembra que o amigo, filho de um sapateiro e de uma dona de casa, foi descoberto ainda criança, no início dos anos 1940. Em busca de talentos nacionais, o Estado Novo varguista promovera a viagem de 300 crianças a Porto Alegre na Semana da Pátria. Eram os chamados "coloninhos".

    Lá, teve a atenção do então interventor do Estado, que o matriculou no Instituto de Belas Artes, empurrando Ernesto para os braços da arte.

    Envolvido por ela, ficou solteiro até o fim da vida. O que não significou menos amor para a família, diz o sobrinho Marco Aurélio.

    Morreu no dia 16, aos 87, em Porto Alegre. Nos últimos anos, lutava contra um câncer de via biliar no estômago -que não o afastou das telas e do piano. Deixa três irmãos, sobrinhos e a Fundação Ernesto Scheffel, centro cultural no bairro de Hamburgo Velho, patrimônio histórico de Novo Hamburgo (RS).

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA QUARTA-FEIRA

    Flavio Botelho - Aos 68, casado com Beatriz. Deixa os filhos, Mariana, Flavio, Luciana e Ana Paula (em memória). Cemitério Gethsêmani.

    Luiz Faiguenboim - Aos 94, casado com Rosa Faiguenboim. Deixa os filhos, Guilherme e Rose, a irmã, Clara, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Butantã.

    *

    7º DIA

    Maria Thereza Signorelli - Amanhã (23/7), às 17h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    Reginaldo Frazatto - Amanhã (23/7), às 12h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    *

    30º DIA

    Antonio Curioni - Amanhã (23/7), às 19h30, na capela do Cristo Redendtor, praça do Cristo Redentor, s/nº, Taubaté (SP).

    *

    1º ANO

    Maria Lúcia Mota Lima de Oliveira - Amanhã (23/7), às 18h30, na igreja do Santíssimo Sacramento, r. Tutóia, 1.125, Paraíso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024