• Cotidiano

    Tuesday, 21-May-2024 19:49:30 -03

    Após protesto de taxistas, Uber é aplicativo mais baixado na Apple Store

    DE SÃO PAULO

    25/07/2015 16h29

    O Uber, aplicativo que disponibiliza motoristas autônomos em carros de luxo, chegou ao posto de app gratuito mais baixado na Apple Store do Brasil na noite desta sexta-feira (24).

    A maior procura aconteceu logo após o protesto de taxistas no Rio de Janeiro, segundo dados da ferramenta de monitoramento App Annie. Segundo os taxistas, os motoristas do Uber fazem concorrência desleal porque não pagam os mesmos impostos.

    O Uber reagiu à manifestação oferecendo aos cariocas duas viagens de até R$ 50 grátis nesta sexta, entre as 7h e as 19h, o que pode explicar a maior procura pelo aplicativo. A empresa disse que arcaria com os custos da iniciativa.

    "Desde que o Uber chegou na cidade, os cariocas e os visitantes têm mais um modo de se movimentar pelas ruas do Rio, e nós sabemos que eles não querem parar", diz a empresa em nota publicada em seu site.

    Segundo o porta-voz do aplicativo no Brasil, Fabio Sabba, os usuários buscam opções mais seguras e confortáveis de transporte pela cidade. "A enorme quantidade de downloads do aplicativo mostra que os usuários querem ser ouvidos, querem ser parte de uma discussão mais ampla sobre como a tecnologia pode ajudar as cidades a se tornarem mais conectadas e inteligentes", afirma.

    Na quinta (23), o app ocupava apenas a 78ª posição no ranking de mais baixados na Apple Store. Na tarde deste sábado (25), porém, já tinha caído uma posição e aparecia em segundo lugar. No ranking do Google Play, ele permanecia abaixo da 500ª posição.

    Enquanto isso, os aplicativos voltados para o uso de táxis não sofreram grandes mudanças no ranking da Apple Store. O 99Taxis caiu três postos e ocupava o 43º lugar. Já o Easy Taxi subiu quatro posições e estava em 84º entre os mais procurados.

    PROTESTO

    Segundo o Conselho Regional de Taxistas do Rio de Janeiro, 3.200 carros e cerca de 4 mil motoristas participaram do protesto nesta sexta. Já a prefeitura fala em 1.500 táxis.

    O secretário municipal de transportes, Rafael Picciani, esteve na manifestação e prometeu abrir investigação contra o Uber e reduzir a burocracia e os impostos aos taxistas.

    Ele disse também que a secretaria tem feito operações em eventos em que há concentração de carros da Uber, como em festas e festivais. Os motoristas detidos são encaminhados à delegacia. Mas, diferentemente do que acontece em São Paulo, a secretaria não apreende os carros.

    O secretário estadual de transporte também esteve presente para demonstrar apoio aos taxistas. "O transporte individual de passageiros só pode ser feito por veículos licenciados. Qualquer coisa diferente disso está fora da lei."

    Participaram do protesto motoristas de outras cidades do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

    Editoria de Arte/Folhapress
    TAXISTA NO RIO DE JANEIRO x MOTORISTA DO UBERCompare os custos fixos de cada um (exclui gastos com manutenção)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024