• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 03:21:33 -03

    Flavio Rubem Accioly Campos (1930-2015)

    Mortes: Maior comprador de livros médicos do Recife

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    28/07/2015 00h00

    O menino, com dor, pouco fala. A mãe, pelo contrário, fala muito e conjectura razões para a dor do filho. O pediatra escuta, determinado a receitar um placebo —sabe que a dor não é nada.

    Sugere uma pomada, a ser aplicada no umbigo com o dedo indicador em movimentos giratórios.

    "Mas da direita pra esquerda ou da esquerda pra direita?", indagou a mãe. "Da direita pra esquerda, senão pode desparafusar o umbigo e cair tudo pra fora", respondeu o dr. Flavio Campos.

    A anedota, lembrada pelo filho Fernando, reflete um raro momento de desprendimento do médico com os pacientes. Em geral, preferia agir com cerimônia. O "bigodão" colaborava para a fisionomia circunspecta.

    Devorador de livros médicos, era dono do CPF campeão de compras no Recife de uma editora especializada. Aprofundou-se na neonatologia, ramo da pediatria que estuda o feto e o recém-nascido.

    Suas estantes, porém, tinham ainda clássicos da literatura, cujos trechos eram citados de cabeça pelo médico, nascido num engenho de Jaboatão dos Guararapes (PE).

    Ajudou a fundar o Imip (Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira), entidade filantrópica referência no Nordeste.

    Considerado o médico "oficial" da família, atendia o sobrinho Eduardo desde que o ex-governador de Pernambuco, morto em acidente aéreo no ano passado, era criança.

    Morreu no dia 22, aos 85, de infecção generalizada. Deixa quatro filhos, oito netos e duas bisnetas. A missa de sétimo dia será rezada hoje (28/7), às 19h30, na capela do hospital Pedro 2º, no Recife.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA TERÇA-FEIRA

    Isaac Amar - Aos 83, casado com Loris Nigri Amar. Deixa os filhos, Silvia, Faride, Tery e Morad, irmãos, netos e bisnetos. Cemitério Israelita do Embu.

    Maria Lúcia W. Abbondanza - Aos 78, viúva de Gilberto Leite de Barros. Deixa os filhos, Luiza e Eduardo, e os netos Nicholas e Celina (em memória). Cemitério de Congonhas.

    Rosely Faiguenboim Lembo - Aos 66, casada com Antonio Lembo. Deixa a filha, Marcia, irmãos e neta. Cemitério Israelita do Butantã.

    Senir Dorgan - Aos 90. Deixa sete filhos e netos. Cemitério Quarta Parada.

    Szejndla Bejla Nudler Szwarcgun - Aos 91. Deixa os filhos, Dora, Rosely e Mauro, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Embu.

    7º DIA

    Edson Souto Ramos - Hoje (28/7), às 18h, na igreja Santo Inácio de Loyola, r. França Pinto, 115, Vila Mariana.

    Maria Olga de Castro Oliveira - Amanhã (29/7), às 12h, na paróquia Coração Imaculado de Maria (capela da PUC), r. Monte Alegre, 948, Perdizes.

    Maria Thereza e Godoy Sandoval - Hoje (28/7), às 18h30, na capela do colégio Assunção, al. Lorena, 665, Jardim Paulista.

    Yara de Paula Souza - Amanhã (29/7), às 12h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jardim Europa.

    1º ANO

    Evaristo Ferreira Cintra - Amanhã (29/7), às 18h30, na igreja Santa Rosa de Lima, r. Apiacás, 250, Perdizes.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024