• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 00:34:08 -03
    Crise da água

    Sabesp vai poder usar mais água do sistema Cantareira em agosto

    DE SÃO PAULO

    28/07/2015 22h02

    O sistema Cantareira vai poder fornecer mais água para Grande São Paulo a partir de sábado, dia 1° de agosto.

    Comunicado conjunto do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da ANA (Agência Nacional de Águas) informa que a Sabesp poderá retirar 14,5 mil litros por segundo do manancial durante todos os dias do mês de agosto.

    Hoje, esse limite está em 13,5 mil litros por segundo, mesma quantia que está estipulada como retirada máxima para entre os meses de setembro e de novembro.

    Mesmo com a redução do limite máximo de agosto para setembro, a situação está melhor do que havia sido definida em maio.

    Pelo informe anterior dos dois órgãos, divulgado no dia 25 daquele mês, o limite máximo de retirada da água do sistema Cantareira entre setembro e novembro era de 10 mil litros por segundo.

    Antes da crise, o sistema Cantareira, que abastece hoje 5,3 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, fornecia água para 9 milhões de pessoas. A diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

    CAPTAÇÃO

    O sistema Cantareira acumulou apenas 43,5 mm de água ou 87% do esperado para o mês de julho.

    O Cantareira deve terminar julho com percentual de volume total menor que o do início do mês. No dia 1º de julho, o sistema estava com 15,3% da capacidade de volume total e agora está com 14,6%.

    Mesmo faltando três dias para acabar o mês, caso se confirmem as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não deve haver aumento nos índices do Cantareira. Segundo o instituto, não há previsão de chuvas significativas para os próximos dias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024