• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 05:44:25 -03

    Termina transplante de garoto que mobilizou campanha na internet

    DE SÃO PAULO

    29/07/2015 21h52

    Após duas horas e meia, terminou no hospital Albert Einstein, em São Paulo, o transplante de medula óssea do garoto Tancrède Bouveret, 11. O caso ficou conhecido depois que os pais do garoto iniciaram uma campanha na internet em busca de um doador compatível.

    A campanha ganhou o apoio de artistas e atletas como o jogador Neymar. A página "Campanha Tancrède" no Facebook, que incentiva a doação de medula e de sangue, recebeu 12 mil curtidas.

    Reprodução
    Tancrède Bouveret, 11, que passou por um transplante de medula óssea, nesta quarta-feira (29)
    Tancrède Bouveret, 11, que passou por um transplante de medula óssea, nesta quarta-feira (29)

    Três meses após o início da campanha, a família encontrou uma doadora compatível nos Estados Unidos. Desde então, a equipe médica passou a preparar Tancrède para o transplante, o que incluiu mais sessões de quimioterapia.

    Tancrède sofre de síndrome mielodisplásica, uma doença que afeta a produção de células do sangue. Na prática, a disfunção é uma falência da produção de sangue e pode evoluir para uma leucemia. A síndrome é considerada rara entre crianças.

    Após o procedimento, Tancrède acordou se sentindo fraco. Segundo a família, ainda sob efeitos das últimas sessões de quimioterapia. A família diz que o transplante correu bem.

    De acordo com Nelson Hamerschlak, coordenador da unidade de transplantes de medula óssea do hospital Albert Einstein, o garoto deverá permanecer internado por, no mínimo, duas ou três semanas. Hamerschlak diz que o pós operatório é uma das etapas mais críticas de todo o processo de transplante, já que ainda existe o risco de infecções e de rejeição do transplante.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024