• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 21:40:40 -03

    Aplicativo cresce na periferia de SP com espera menor que a de táxi

    FELIPE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    02/08/2015 02h00

    Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Francisco Pereira elogia os "carrões" do aplicativo Uber
    Francisco Pereira elogia os "carrões" do aplicativo Uber

    Há seis meses, os vizinhos do segurança Francisco de Assis Pereira, 46, estranharam os carros de luxo que ele passou a usar na Brasilândia, na periferia da zona norte de São Paulo. "Já peguei Jetta e Corolla", conta sobre os carros do aplicativo Uber, que ele diz ter passado a usar após a indicação de uma amiga.

    Moradores de áreas afastadas do centro da cidade disseram à Folha ter passado a usar o aplicativo recentemente porque o tempo de espera é menor em relação aos táxis e os motoristas são "mais educados e atenciosos".

    O professor Rodrigo Quinalha, 31, morador da Vila Matilde, na zona leste, diz que o maior empurrão para começar a contratar motoristas do aplicativo de "transporte particular" foi a qualidade do serviço prestado.

    "Quando tem rodízio ou minha mulher está usando nosso carro, sempre uso o Uber. É um pouco mais caro porque uso o 'black' (versão de luxo), mas compensa. Os motoristas perguntam até se a temperatura do ar [condicionado] está boa. São detalhes que fazem a diferença", diz.

    Para Quinalha, a maior parte dos taxistas "se acomodaram com o tempo." O professor conta que usa o aplicativo cerca de 20 vezes por mês e até fingiu estar pegando carona quando foi abordado de forma agressiva por um taxista durante uma corrida de Uber.

    "Ele [taxista] perguntou se eu estava em um Uber, mas neguei para proteger o motorista. É uma oportunidade de emprego e evolução", afirma.

    A Prefeitura de São Paulo e a Câmara Municipal posicionaram-se contrárias ao serviço, pois o consideram uma forma irregular de transporte de passageiros. Sindicatos de taxistas em diferentes cidades do Brasil já realizaram protestos contra o avanço do aplicativo.

    Editoria de Arte/Folhapress

    TESTE

    Durante três dias, a reportagem comparou os serviços de transporte particular na periferia da capital paulista. Em dois dias, o tempo de espera para um Uber foi menor em relação aos aplicativos Easy Taxi e 99Taxis.
    Já no terceiro dia, os aplicativos de táxi foram mais rápidos do que o Uber.

    A 99Taxis diz que o tempo máximo de espera é de cinco minutos. O Easy Taxi garante que o tempo médio de chegada é de menos de três minutos, mas pode variar de acordo com o volume de demanda, táxis disponíveis e condições de trânsito.

    O porta-voz do Uber no Brasil, Fabio Sabba, diz que empresa estuda criar uma nova modalidade do aplicativo para atender a periferia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024