• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 05:21:57 -03

    Áurea Di Rienzo Bulcão (1925-2015)

    Mortes: Manteve o otimismo diante de provações

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    03/08/2015 00h00

    Áurea Di Rienzo Bulcão não deixou de ser mãe um minuto sequer. Filho doente, festinha de aniversário, reunião na escola –teve que se desdobrar em duas para dar conta do recado sozinha.

    Após 12 anos de casamento, perdeu o marido, vítima de um infarto fulminante, e se viu às voltas com cinco filhos para alimentar. A saída foi voltar ao trabalho como professora –era formada na antiga Escola Normal Caetano de Campos.

    O dinheiro não abundava. Para ajudar na renda familiar, os filhos começaram a trabalhar aos 14 anos; as filhas aos 16. Os salários eram colocados na mesa de jantar e, juntos, mãe e filhos calculavam quanto sobraria no mês. A situação melhorou, porém, quando passou a trabalhar em uma autarquia federal ligada ao Ministério da Fazenda.

    A morte do marido não foi a primeira provação de Áurea. Perdeu ainda o filho caçula para um câncer e um genro em um trágico acidente automobilístico. "Mesmo assim, ela manteve o otimismo e o espírito de luta", conta o filho Jayme.

    Manter a cabeça ocupada era quase um mantra. Áurea lia, em média, dois livros por semana. Decorava capitais de países e fez um curso para aprender italiano. Emocionou-se ao visitar Roma, na Itália de seus antepassados. Seu pai era dono de uma serralheria na capital paulista.

    Morreu no dia 26, duas semanas após completar 90 anos, de doença pulmonar obstrutiva crônica. Deixa quatro filhos, dois genros e uma nora (que também chamava de filhos), oito netos e duas bisnetas.

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

    Ester Malke Kravcuks Rozenfeld - Aos 61, casada com Pawel Rozenfeld. Deixa o filho, Julio Henrique, e irmãos. Cem. Israelita do Butantã.

    Jose Berezowski - Aos 79. Cemitério Israelita do Embu.

    Mery Berenstein Ring - Aos 76, casada com Mauricio Ring. Deixa os filhos, Jacqueline e Julio, e netos. Cemitério Israelita do Embu.

    Zaira Marini dos Santos - Aos 97, viúva de Antonio dos Santos. Deixa os filhos, Geni e Antonio Carlos. Cemitério Municipal de Bebedouro (SP).

    7º DIA

    Antônio Carlos Ferreira Leite- Hoje (3/8), às 9h, na igreja São José, r. Dinamarca, 32, Jd. Europa.

    Renato Rossi - Hoje (3/8), às 9h, na paróquia N. Senhora do Rosário de Fátima, av. Dr. Arnaldo, 1.831, Sumaré.

    1º ANO

    Gastão Roberto Motta - Amanhã (4/8), às 18 horas, na igreja N. S. Mãe da Ig., al. Franca, 889, Jd. Paulista.

    10º ANO

    Alberto Antonio Matines (Romãozinho) - Amanhã (4/8), às 19h, na i. matriz São José, pça. Padre Paulo Lepick, 151, Novo Horizonte (SP).

    EM MEMÓRIA

    Nazira Simão Alexandre - Amanhã (4/8), às 18h30, na ig. S. Gabriel, av. S. Gabriel, 108, Jd. Pta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024