• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 05:07:27 -03

    Dissidente 'decreta' fim do Movimento Passe Livre e gera crise interna

    DE SÃO PAULO

    06/08/2015 02h00

    A declaração de um dissidente do Movimento Passe Livre mencionando o "fim do MPL" gerou crise interna no grupo que defende a tarifa zero nos transportes e foi responsável pelos protestos que reduziram o preço das passagens em todo o país, em 2013.

    Em texto publicado no site Passa Palavra, o ex-integrante Lucas Monteiro afirmou que o MPL foi incapaz de superar seus limites ao não se inserir "em lutas mais amplas" dos trabalhadores.

    "Após 11 anos de dedicação ininterrupta ao Movimento Passe Livre afirmo que o MPL chegou ao seu fim. Parece-me evidente que isso se deu após a maior mobilização da classe trabalhadora no Brasil dos últimos 30 anos", diz o texto do ex-militante.

    Fabio Braga - 19.jun.2014/Folhapress
    Integrantes do MPL, em manifestação em 2014 na Marginal Pinheiros, queimam catracas de ônibus feitas de papelão
    Integrantes do MPL, em manifestação em 2014 na marginal Pinheiros, queimam catracas de papelão

    O MPL foi protagonista dos atos contra a tarifa, porém, não participou dos protestos contra a Copa. Com o aumento das tarifas em 2015, voltou às ruas, mas as manifestações foram esvaziadas após críticas de grupos aliados que defendiam a inclusão de outras pautas nos protestos, como a falta de água em São Paulo.

    "O Lucas saiu do movimento e escreveu esse texto questionando coisas. Isso não quer dizer que o movimento acabou. A gente segue como sempre seguiu", disse a integrante Érica Oliveira.

    Outra colega de Monteiro, Mayara Vivian disse que a publicação foi um ato de arrogância. "Quando a gente se torna figura pública de um movimento social, devemos ser cautelosos e humildes em relação à forma como vamos usar, evitando ao máximo promover a nós mesmos", afirmou, numa rede social.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024