• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 15:49:42 -03

    Sem rota segura por GPS e aplicativos, salão cria 'roteiro analógico'

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    16/08/2015 02h00

    Nem placas de sinalização, nem GPS, nem aplicativos de trânsito, como o Waze, solucionaram o problema do empresário Leandro Magalhães, 27. A salvação foram bolas amarelas pintadas em postes.

    Magalhães tem um salão de festas, o La Forêt, em São Roque (a 93 km de SP).

    Até um ano atrás, chegar no espaço era difícil.

    Nenhum meio eletrônico consegue indicar uma rota segura para os convidados de casamentos ou eventos que ocorrem em seu salão.

    "GPS não acha. O [aplicativo] Waze mostra um caminho por uma rua estreita na beira de um barranco, onde carro não consegue passar", diz.

    Bruno Santos/Folhapress
    Postes pintados por dono de espaço de festas para mostrar o caminho em São Roque (SP)
    Postes pintados por dono de espaço de festas para mostrar o caminho em São Roque (SP)

    O empresário então espalhou placas indicando o caminho na região. "Mas as pessoas nunca seguiam as indicações e se perdiam sempre."

    A solução veio de forma "analógica", sem aplicativos de celular ou GPS. "Pintei bolas amarelas nos postes da cidade. A pessoa segue as bolas e chega no salão. Ninguém se perdeu mais", diz.

    Magalhães diz que, no último mês, recebeu ligações de pessoas vinculadas ao Waze que estão tentando colocar seu salão numa rota correta.

    Segundo a empresa responsável pelo aplicativo, o telefonema pode ter sido feito por um dos milhares de voluntários que trabalham como "editores de mapa".

    Qualquer usuário do aplicativo pode assumir a função, mas, no início, só pode editar alguns pontos. À medida que usa mais o sistema, sobe de nível e fica apto a fazer mais intervenções.

    O biólogo Carlos Garcia, 34, é um desses. Desde 2012, passa duas horas por dia ajeitando mapas do aplicativo, de graça. Vê condições da vias, imagens de satélite etc. "Gosto de ajudar", diz.

    Além da distância, o Waze leva em conta fatores, como trânsito, semáforos e cruzamentos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024