• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 13:14:22 -03

    Detran de SP vai monitorar instrutor e motorista durante exame prático

    DE SÃO PAULO

    18/08/2015 16h53

    O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) desenvolve um projeto para monitorar com equipamentos de áudio e vídeo as provas práticas do candidato que pleiteia a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

    Como foi antecipado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", os novos recursos tecnológicos serão instalados nos carros usados nas provas de direção, que também deverão ganhar um sistema de telemetria, que vai permitir o rastreamento e a aferição do percurso e do comportamento do candidato.

    As mudanças visam comparar o resultado do teste com os dados relatados pelo examinador e, assim, evitar as fraudes nos processos.

    O edital para a implantação do projeto-piloto será lançado até o final de setembro. O Detran, no entanto, ainda estuda se a empresa contratada responderá pelo armazenamento, transmissão dos dados e pelos veículos usados na prova prática, ou se a instalação dos equipamento nos veículos ficará por conta das autoescolas.

    A previsão é que o projeto seja implementado até o final do ano em cidades da região metropolitana de São Paulo. O Detran, porém, ainda não informou em quais municípios começará a mudança.

    "A modernização da prova prática faz parte do processo de remodelação pelo qual o Detran de São Paulo passa. Nosso objetivo é tornar a avaliação dos exames mais precisa. Essa tecnologia, unida ao monitoramento por câmera e áudio, inibirá possibilidades de fraudes no processo", afirmou Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran-SP.

    Apenas no primeiro semestre de 2015 foram emitidas 69.090 permissões para dirigir (1ª habilitação) na cidade de São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024