• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 01:10:12 -03

    Av. Paulista deve fechar aos domingos definitivamente, afirma Haddad

    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    18/08/2015 13h40

    Adriano Vizoni/Folhapress
    Movimentação de ciclistas e pedestres durante fechamento da avenida Paulista no último domingo
    Movimentação da avenida Paulista durante fechamento para inauguração da ciclovia, em junho

    O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que a avenida Paulista, na região central de São Paulo, "provavelmente" será fechada aos veículos todos os domingos –de forma definitiva– a partir do dia 30.

    Um primeiro teste de fechamento ocorreu no final de junho. Neste próximo domingo (23), a via será fechada completamente pela segunda vez, sob duas justificativas:

    1) Nesse mesmo dia (23) será inaugurada a ciclovia da av. Bernardino de Campos, que ligará a Paulista e a rua Vergueiro, no Paraíso (zona sul);

    2) a CET pediu um segundo e último teste para a tomada da decisão final sobre o fechamento em definitivo da avenida, mas, conforme indicou o prefeito, essa decisão já está tomada.

    "É provável [fechamento definitivo já no dia 30]. Quem vai decidir é a CET [Companhia de Engenharia de Tráfego, órgão da prefeitura]", disse Haddad, durante reinauguração de um teatro na Mooca (zona leste).

    "Os estudos técnicos estão completos, mostram que é benéfico para a cidade. Vai ser feito um segundo teste [neste domingo]. A CET pediu um segundo e último teste para a tomada da decisão final. Se tudo funcionar como previsto, a decisão será tomada no sentido de abrir para a população", disse Haddad.

    Segundo o prefeito, a CET consultou hospitais, clubes e condomínios da região, que não se opuseram ao fechamento. Levantamento da Folha mostrou que a maioria dos hospitais da Paulista não se opõe à medida.

    A associação que reúne empresas e comerciantes locais vê com ressalvas o fechamento da avenida Paulista todos os domingos.

    A Paulista fechada a veículos e aberta a pedestres e ciclistas pela primeira vez no dia 28 de junho, durante inauguração de uma ciclovia na avenidas.

    MIRANTES

    No próximo domingo, a prefeitura vai inaugurar dois mirantes na região da avenida Paulista.

    Os mirantes foram cedidos a empresários para obras de revitalização. Um deles, que fica em uma rua atrás do Masp, terá vista para a avenida Nove de Julho. Terão restaurantes, cafés e bicicletários.

    Veja vídeo 360° da ciclovia na av. Paulista

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024