• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 04:14:21 -03

    Veja os trechos e horários com mais mortes nas marginais de São Paulo

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    18/08/2015 17h00

    O trecho da marginal Tietê entre as pontes da Casa Verde e das Bandeiras foi o que mais registrou acidentes com mortes nos anos de 2013 e 2014.

    No período, segundo dados oficiais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram sete ocorrências desse tipo na região. E mais dois no sentido oposto, rumo ao Cebolão.

    Com isso, aquele trecho foi o mais fatal de todos, somadas as ocorrências das marginais Tietê e Pinheiros.

    Entre as pontes Atílio Fontana e dos Remédios mais oito acidentes com mortes ocorreram no mesmo período. Quatro em cada lado.

    Danilo Verpa - 05.mar.2012/Folhapress
    Agente da CET aplica multas na marginal Tietê, na região da ponte da Casa Verde
    Agente da CET aplica multas na marginal Tietê, na região da ponte da Casa Verde

    Os dados copilados pela CET, divulgados em um relatório interno de maio de 2015, consideram apenas os acidentes em que as mortes ocorreram no local.

    Na marginal Pinheiros, o trecho mais fatal, entre 2013 e 2014, é o que fica entre o Cebolão e a ponte do Jaguaré. Os dados mostram a ocorrência de sete acidentes no total. Foram quatro no sentido Interlagos e três do lado oposto, em direção à Tietê.

    Nos dois anos analisados ocorreram 74 ocorrências com vítimas que morreram na hora do acidente. Em termos absolutos as marginais são as vias mais violentas da capital, mostram os dados oficiais da Prefeitura de São Paulo.

    O elevado número de acidentes foi um dos motivos que levaram o poder público a decidir pela polêmica redução das velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros. O limite foi de 90 km/h para 70 km/h na pista expressa, de 70 km/h para 60 km/h na pista central e de 70 km/h para 50 km/h.

    Infográfico Acidentes fatais nas marginais por horário

    MADRUGADA

    A maioria dos 74 acidentes registrados nas marginais ocorreram na madrugada. Desse total, 27 ocorrências foram entre a meia noite e 6h.

    O segundo período mais fatal é o da tarde, entre o meio dia e 18h. Enquanto o período da noite (18h-0h) teve 16 registros, no da manhã (6h01-12h) ocorreram nove acidentes fatais.

    Em termos de dias da semana, os acidentes mais graves ocorrem no final de semana, incluindo a sexta-feira.

    A colisão entre veículos, em vez do choque contra objetos fixos, é o que mais causa mortos nas marginais.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024