• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 09:29:25 -03

    Stanislaw Wachowiak (1925-2015)

    Mortes: Organista polonês, adotou o Brasil tropical

    GUILHERME MAGALHÃES
    DE SÃO PAULO

    19/08/2015 00h00

    Quando ouvia que era polonês, Stanislaw Wachowiak batia o pé. "Sou brasileiro!", respondia enfaticamente.

    Escolheu o Brasil pelo clima tropical, já que odiava o frio. Aqui chegou em 1953, vindo da Irlanda, onde morou algum tempo depois de passagens por Suíça e Suécia.

    Mas sua história começa na Polônia dos anos 1920, na mesma cidade de Torun em que nasceu o astrônomo Nicolau Copérnico, em 1473.

    A infância feliz e abastada —seu pai era ministro do governo polonês— deu lugar a um mundo cinza e violento a partir de 1939, quando os nazistas ocuparam o país.

    Sua adolescência em Varsóvia foi marcada pelo gueto da cidade, que ficava próximo à casa de sua família. Deixaram a Polônia em 1944, fugindo das tropas soviéticas lideradas pelo ditador Josef Stálin.

    Stanislaw foi o único a vir para o Brasil —seus irmãos e pais foram para os EUA. Trabalhou por 35 anos como relações-públicas da Mercedes-Benz.

    Logo ao chegar, porém, foi professor de inglês, quando conheceu Eneida, companheira de 60 anos de casamento.

    Católico fervoroso, deixou de ir à missa depois que o latim foi abandonado pelos padres, mas continuou a frequentar a igreja.

    Apaixonado por Bach, era organista. Ajudou a restaurar o órgão das igrejas de Mariana (MG) e Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, feito que o enchia de orgulho, lembra a filha Teresa.

    Morreu no dia 12, aos 90, de falência de múltiplos órgãos. Deixa a mulher, três filhos e quatro netos. A missa de sétimo dia será rezada no dia 22, às 16h, na igreja do Recanto São Camilo, em Cotia (SP).

    coluna.obituario@uol.com.br

    -

    VEJA AS MORTES E MISSAS PUBLICADAS NESTA QUARTA-FEIRA

    Argemiro Pereira Munhoes Júnior - Aos 66, casado. Deixa quatro filhos. Cemitério Alpha Campus, em Jandira (SP).

    Dina Garbati Becker - Aos 83, casada com Manoel Becker. Deixa os filhos Boris, Roberto e Lucia, irmãos, nora e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Florindo Calça - Aos 78, casado com Leontina Travensolo Calça. Deixa os filhos Aparecida, Milton e Marcelo. Cemiterio Municipal de Itápolis (SP).

    Horacio Lewinski - Aos 86, casado com Rebeca Fuerte Lewinski. Deixa os filhos Claudio e Ricardo, irmãos e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

    Iolanda Zahed Hamam - Aos 98. Deixa o irmão Kamel, sobrinhos, sobrinhos-netos e sobrinhos-bisnetos. Cemitério da Vila Mariana.

    *

    7º DIA

    Clotilde Alves Pereira - Hoje (19/8), às 19h, na igreja Santa Terezinha, r. Maranhão, 617, Higienópolis.

    Hebe da Silva Coelho - Amanhã (20/8), ao meio-dia, na igreja do Perpétuo Socorro, r. Honório Líbero, 100, Jd. Paulistano.

    José Rodrigues Fener - Amanhã (20/8), às 20h, na igreja Nossa Senhora de Sião, av. Gentil de Moura, 151, Ipiranga.

    *

    30º DIA

    Flavio Botelho - Hoje (19/8), às 18h, na igreja N. S. Mãe do Salvador (Cruz Torta), av. Prof. Hermann Júnior, 105, Alto de Pinheiros.

    *

    100 ANOS DE NASCIMENTO

    Gilda Falci Bossi - Amanhã (20/8), às 18h30, na igreja São Gabriel, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024