• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 17:33:50 -03

    Redução de velocidade baixou acidentes nas marginais de SP, diz Haddad

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    19/08/2015 17h42

    Balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (19) pela Prefeitura de São Paulo aponta que houve uma queda dos acidentes de trânsito nas marginais Pinheiros e Tietê após a redução dos limites de velocidade nessas vias.

    Desde o dia 20 de julho as máximas permitidas caíram de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h na pista central da Tietê e de 70 km/h para 50 km/h nas pistas locais.

    Segundo o balanço divulgado pela gestão Fernando Haddad (PT), o número de acidentes sem vítimas caiu 20% (de 272 para 217) e o de acidentes com mortos ou feridos caiu 29% (de 110 para 78).

    A divulgação oficial também apontou redução de 10% dos congestionamentos nas marginais e de 6% na cidade.

    Lentidão

    O trabalho compara as quatro primeiras semanas dos novos limites (de 20.jul a 14.ago) com período equivalente em 2014 (21.jul a 15.ago), segundo a prefeitura.

    Mas, enquanto o período de 2015 teve duas semanas de férias escolares –em que o trânsito tradicionalmente fica melhor–, o período de 2014 teve apenas uma semana com esse alívio.

    O balanço também não contém dados específicos de cada pista e de cada marginal, nem sobre os tipos de acidentes –apenas que o número de acidentes fatais caiu de 4 para 3, e o de atropelamentos, de 6 para 2.

    O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que os dados são muito preliminares e que os próximos balanços terão números separados.

    Ele afirmou ainda que não foram "expurgados" dos dados de lentidão dias com ocorrências extraordinárias que impactam o trânsito, como acidentes. "Preferimos deixar o dado bruto, mesmo com eventual fato extraordinário, pra poder deixar como está".

    Na análise de Tatto, o trânsito nas marginais ainda está "em fase de adaptação", mas o balanço aponta que a redução de velocidade trouxe "conforto maior para os motoristas".

    Disse ainda que a redução de acidentes é "um dado extraordinário, um grande efeito do ponto de vista daquilo que nós estávamos propondo".

    "A redução do número de acidentes nas marginais está se constatando", afirmou.

    PARIS

    O prefeito Fernando Haddad afirmou que pretendia apresentar um primeiro balanço com 90 dias, mas que decidiu apresentar os dados "em função da demanda crescente da imprensa e da curiosidade sobre os dados preliminares".

    Ele afirmou que as informações também serão enviados à OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), que critica a redução dos limites de velocidade e entrou na Justiça contra a medida.

    Haddad disse ainda que, apesar de preliminar, o balanço mostra que os números colocam São Paulo à frente de Paris, que também adotou recentemente uma política de redução de velocidades.

    "Lá a redução foi de 15% dos acidentes e uma melhoria de 18% no trânsito. Aqui os dados iniciais são bem melhores do que os que foram verificados em Paris. Estatisticamente ainda é um período curto de avaliação, mas os dados no nosso caso são o dobro do que de bom aconteceu em outras cidades."

    O balanço citado por Haddad trata do boulevard Périphérique, anel viário de Paris que tem características semelhantes às marginais paulistanas e que teve o limite de velocidade da pista expressa reduzido de 80 km/h para 70 km/h em janeiro do ano passado.

    A comparação feita pela prefeitura parisiense, porém, considera período e indicadores diferentes dos usados em São Paulo.

    O número os acidentes de trânsito caiu 15% no ano todo de 2014 em relação a 2013 (de 742 para 627), enquanto a velocidade média dos veículos subiu 18% no pico da manhã (32,6 km/h para 38,4 km/h) e 12% no pico da tarde (de 30,3 km/h para 33,9 km/h).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024