• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 02:12:12 -03

    Alunos de colégio em Santo André (SP) são internados com infecção intestinal

    GABRIELY ARAUJO
    DE SÃO PAULO

    22/08/2015 18h07

    Dezenas de alunos do colégio Jatobá, escola particular em Santo André, cidade da Grande São Paulo, foram internados com sintomas de infecção intestinal.

    Até às 17h30 deste sábado (22), 39 crianças foram atendidas e estão internadas na rede hospitalar do Grande ABC e de São Paulo, dos quais, três em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), segundo dados da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Santo André.

    Desde o início da semana estudantes passaram mal com quadro de diarreia, dor abdominal, vômito, febre, dor de cabeça e desidratação. Os casos confirmados apontam infecção gastrointestinal (gastroenterite), de acordo com a prefeitura da cidade.

    Vinte e dois deles permanecem internados no Hospital Brasil, que mais recebeu alunos do colégio, segundo a assessoria do hospital. As aulas foram suspensas e têm previsão de retomada na próxima quarta (26).

    Um dos estudantes infectados pela bactéria, Caio, 8, está internado na UTI do hospital deste a tarde de quarta-feira (19). Seu estado de saúde é considerado grave.

    Segundo Gabriela Vieira Maria, tia da criança, Caio foi levado ao hospital na madrugada de quarta após ter diarreia e ânsia de vômito. O menino foi atendido e recebeu alta. Porém, por volta das 15h, ele piorou e teve que ser levado ao centro médico novamente. Às 17h, foi internado na UTI.

    O garoto passou por uma cirurgia preventiva na quinta-feira (20), e permanece sedado. Ainda não há previsão de alta.

    "O estado de saúde dele ainda é grave, mas está melhorando. A cada minuto o Caio está melhor", diz Gabriela.

    BACTÉRIA

    Por meio de nota, a diretora do colégio, Cecília Murzynowski, disse que as infecções foram ocasionadas por uma bactéria que ainda não foi identificada, e que todas as medidas estão sendo tomadas.

    O colégio afirmou, ainda, que será realizada uma higienização no espaço escolar. Por meio da página do Facebook do colégio, pais e ex-alunos solidarizaram-se e escreveram relatos sobre o caso.

    "Na segunda-feira (17) a professora me ligou dizendo que ele não estava bem e fui buscá-lo de imediato. Meu filho teve febre de 41 graus e muita diarreia, fizemos vários exames e nada foi identificado. Na quarta ele estava melhor, porém ontem à noite teve muitas cólicas e foi ao banheiro doze vezes, então levei novamente ao hospital e ele ficou em observação até às 16h de hoje (sexta). Tomou medicamentos na veia, soro, e estou tratando em casa com antibióticos", relata uma das mães dos estudantes.

    Exames de potabilidade da água foram realizados e o resultado será divulgado até a terça-feira (25); e os de cultura das amostras de alimentos até quarta-feira (26) pelo Instituto Adolfo Lutz, segundo a prefeitura de Santo André.

    A Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Santo André orienta que, caso alguma criança do colégio apresente tais sintomas, que procure por algum serviço de urgência e emergência. Os casos podem ser comunicados à GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) do município pelo telefone 4994-3886 ou endereço eletrônico.

    Colaborou JULIA BOARINI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024